Grupo musical da Casa da Cultura de Palmitos grava DVD ao vivo

Dez jovens de Palmitos provaram, recentemente, que com talento, força de vontade e incentivo é possível realizar grandes sonhos e contribuir com o fomento das manifestações culturais do município.  O Grupo 1º Acorde, grupo musical formado por alunos da Casa da Cultura de Palmitos, gravou no último dia 28 de outubro, seu primeiro DVD, em show, ao vivo, realizado no auditório da prefeitura municipal. Gestores da administração, familiares e comunidade acompanharam o evento que contou com uma estrutura de som e luzes digna de grandes artistas.

Com duração de 45 minutos o DVD foi gravado com interpretações de músicas de artistas consagrados e uma composição própria. O coordenador do projeto, o professor da Casa da Cultura Jorge Timm, diz que o material passará pelo processo de edição de imagem e som, além de feita a mixagem e, posteriormente, serão produzidas 500 cópias de DVD.  O material será vendido pelo valor de R$ 10 pelos alunos, familiares e comunidade, sendo que, os fundos reverterão para o desenvolvimento do próprio Grupo.

"A gravação do DVD foi possível graças a contribuição ao incentivo do poder público, voluntários, e ao empenho dos alunos, que acreditaram em seu potencial. Esse foi o primeiro passo para o segmento de futuras obras musicas," disse o professor Jorge.

Grupo 1ª Acorde

O Grupo 1ª Acorde foi criado na Casa da Cultura a partir da disponibilização, em 2009, das oficinas de música para a comunidade palmitense, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte. Com vários talentos revelados, os professores entenderam que era possível montar um grupo que pudesse se apresentar em eventos municipais e, a partir disso, disseminar a cultura local e incentivar ainda mais os jovens. Em 2011, o Grupo se aperfeiçoou, com ensaios semanais.

Atualmente fazem parte do grupo os jovens: Daniela Riechel (vocal); Giliane Gianezini (vocal); Leonardo Zanata (bateria); Eduardo Wilcke (violão); Tagliane Gianezini (violão) Bruno Rodrigues (violão); Magliane Gianezini (teclado); Gislaine Boeri (Escaleta); João Paulo Marmentini (Acordeom) e Felipe Vacarin (contra baixo).

Para o prefeito Norberto Paulo Gonzatti, o grupo representa o grande potencial artístico de Palmitos. "Esses jovens são orgulho para nós, pois, eles mostram como a disponibilização do acesso à cultura de qualidade e de forma gratuita é importante e gera grandes frutos," disse.  A secretaria de Educação, Cultura e Esporte Lenemar Lucio Penso Fraporti lembrou que, por meio da Casa Cultura, a comunidade palmitense, crianças, jovens e adultos, tem a chance de investir em seu talento artístico de expor e revelar seus trabalhos.