2ª Gincana da Pesca encerra festividades do Aniversário de Palmitos

Para divulgar o potencial turístico natural e pesqueiro do Rio Uruguai nesse último fim de semana aconteceu a 2ª Gincana da Pesca Diversificada no Balneário da Ilha Redonda. As quatro equipes inscritas receberam café da manhã colonial e em seguida uma palestra explicativa sobre as atividades. O coordenador do Instituto Goio-Em, de São Carlos, Sidinei Follmann, revisou e ressaltou o regulamento, também explicou sobre a importância deste evento em relação à preservação ambiental.

Os animais pescados foram todos devolvidos ao rio. Os peixes conhecidos como Dourado, Surubim, Curimbatá, Piava, Jundiá, Piracanjuba, Suruvi e Pintado Amarelo ao serem pescados, receberam uma etiqueta plástica para catalogação. Com esta iniciativa todos os animais destas espécies devolvidos ao rio poderão ser identificados mais tarde, em outras capturas. Assim é possível, segundo Sidinei, saber como está o ambiente em que esses animais vivem.

A Gincana contou com duas modalidades: a pesca embarcada e a pesca de barranco. Dos 10 integrantes, um deveria ser escolhido líder e outro seria fiscal (ficaria acompanhando a pesagem e metragem e fiscalizando seus oponentes). O espaço delimitado para a pesca foi demarcado conforme o número de equipes inscritas e delimitado por bóias vermelhas. Conforme a agente de fiscalização Caroline Gonzatti, o maior pescado foi um Muçum de 106 centímetros. Dentre as 14 espécies capturadas, a maior quantia da mesma espécie foi o conhecido Lambari. O primeiro lugar ficou com a equipe “Os Biguá”.

A realização deste evento foi da Associação dos Moradores do Balneário da Ilha Redonda, Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Palmitos, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo e Secretária Municipal da Agricultura e Meio-Ambientes. Apoio do Ministério do Turismo, Secretaria do estado Turismo/SDR, Prefeitura Municipal de Palmitos, ACIP/CDL, SEBRALE, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Foz do Chapecó Energia LTDA, Marinha do Brasil, Instituto Goio-Em e empresas privadas.

Com a 2ª Gincana da Pesca Diversificada, nos dias 17 e 18 e as festas de Kerb, na Linha Santa Terezinha, festa do Cupim na Linha Pinhalzinho e festa do esporte na Linha Taquarussú, que aconteceram neste domingo, se encerram as atividades da programação da festa dos 58 anos de Emancipação e 86 anos de Colonização de Palmitos.

______________________________________________________

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos