Atividades em prol do Dia sem Tabaco e de Combate ao Fumo em Palmitos

Na data de 29 de Maio se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo e no dia 31,  o Dia Mundial sem Tabaco.

Na iniciativa de incitar conversações sobre os assuntos, em Palmitos, no dia 29 a Psicóloga Cassiane Letícia Aléssio Destri, Coordenadora do Grupo de Tabagismo local, proferiu uma palestra para profissionais da saúde e população em geral, sobre o Tabaco.

Foram convidados, além da população em geral, também ex-fumantes, para compartilhar informações e experiências. Além disso, a dentista Débora Raquel Bridi Dacroce também realizou um esclarecimento sobre os problemas de boca, dentes, surgimento de doenças, inclusive os tipos de câncer existentes.

Segundo informações da Anvisa o Dia Mundial Sem Tabaco foi instituído em 1987. A data consolidou os avanços alcançados durante a década de 80, na área de políticas públicas e campanhas voltadas à prevenção e o combate ao fumo.

No Brasil, o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer (INCA), coordenador do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, divulga e comemora, anualmente, o Dia Mundial sem Tabaco desde a sua criação.

Conforme dados de 2011 da OMS (Organização Mundial da Saúde) o tabaco matou 6 milhões de pessoas no ano e 600 mil desses milhões são fumantes passivos. Se as coisas permanecerem como estão, estima-se que este número passe para 8 milhões em 2030. Cerca de 95% dos pacientes com câncer de boca são fumantes e para eles o risco de desenvolver catarata e degenerações é duas a três vezes maiores. Danos cerebrais, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), infertilidade e problemas graves no coração também podem ser causados pelo tabagismo.

Os principais objetivos destas datas contra o fumo, são conscientizar a população quanto aos graves problemas de saúde causados pelo tabaco e estimular a reflexão em torno das leis de regulamentação da produção, da propaganda e do consumo.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella