Oficina de culinária saudável pretende melhorar hábitos alimentares dos Idosos

No dia 11 de Junho aconteceu uma Oficina de culinária saudável no Centro de Idosos Esperança. As ações foram coordenadas pela nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Palmitos Cristiane Holz, com a colaboração das estagiárias de Nutrição, Maitê Dacroce e Andressa Ariotti.

A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de algumas doenças e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam nas defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência.

Participaram da oficina mulheres que preparam a alimentação nos encontros dos grupos de idosos no município, para tanto foi projetada uma maneira prática de fazer lanches que podem ser servidos nos grupos. Além disso foi entregue também às participantes um caderno de receitas saudáveis, elaborado pela Nutricionista.

A Nutricionista Cristiane Holz esclareceu que o objetivo desta ação é a demonstração prática do que é uma alimentação saudável, e de que esta é muito simples e saborosa. Tendo como objetivo maior a promoção da saúde através de uma alimentação saudável, os bons hábitos alimentares funcionam como fator protetor, se adotados ao longo da vida.

Para as participantes do grupo de Idosos que auxiliam na feitura do lanche, Aracy Freitag e Marlene Schlemer, a experiência foi muito válida por mostrar técnicas baratas e deliciosas, que ampliam o cardápio dos encontros de Idosos.

A Coordenadora dos Grupos de Idosos Roselei Reinheimer ressaltou que as participantes solicitaram a presença da Nutricionista em cada grupo, para repasse de informações e entrega de material, porque desta forma se considera que os hábitos culturais possam ser mais facilmente transformados.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella