Concurso Oratória nas Escolas: oradores enfrentaram a tribuna

Em comemoração à Semana da Pátria acontece o projeto “Oratória nas Escolas” em Palmitos. Esta é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a JCI (Junior Chamber International ou Câmara Junior Internacional).

O evento consiste no estímulo ao estudo e reflexão sobre temas de preocupação mundial, como segurança, saúde, respeito, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente e educação. Alunos de 5º ano à 8ª série, do Ensino Fundamental das escolas do Município estão participando.

No sábado, dia 25 de agosto, o vice-presidente Nacional Jaison Ricardo Schvanbach proferiu um curso de técnicas e dicas de postura, de oratória, vestimenta, vencimento dos medos e outros assuntos pertinentes ao curso. Além disso, os 16 alunos inscritos precisaram enfrentar o microfone e a tribuna, para praticarem o uso da palavra em público.

No dia 1º de Setembro aconteceu a competição e avaliação dos 17 alunos. Eles precisaram discorrer sobre o tema “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, no tempo de 3 a 5minutos. Por mais que o assunto fosse o mesmo, criatividade foi o que diferenciou estes jovens. Com idade entre 9 e 14 anos, foi citada desde a ODM (Objetivos do milênio), até atos cotidianos que podem influenciar na melhoria de nossa qualidade de vida.

Um ponto em comum entre os candidatos foi a persistência. Muitos falaram em público, na tribuna, pela primeira vez. Conforme os jurados (Gilson Gugel, Ademar Henchen, Paulo Urquetta e Simone de Cristo) o nível foi muito alto, o que tornou difícil a escolha.

A divulgação do vencedor se dará após o desfile, no dia 07 de setembro, no evento oficial da Semana da Pátria. O 1.º colocado receberá medalha, e a oportunidade de ser Prefeito por um dia, além de um curso de Oratória. O 2.º e 3.º colocados também receberão medalhas e representarão cargos de secretários

Estão apoiando o evento as empresas: PC Informática, Helfer Produções, Xalita Bicicletas, Totten Eventos, Endler Contabilidade, e Dr. G Gestão e Negócios.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella