A Secretaria da vida!

Iniciamos a primeira reportagem desta série falando daquilo que é essencial à máquina humana: saúde!

“Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer.” Arthur Schopenhauer

            A Secretária Municipal de Saúde de Palmitos tem seus primeiros registros em março de 1989, sendo o primeiro secretário Irmando Schappo (em memória). Em 3 de setembro de 2003, confere o artigo 76, inciso IV da LOM, foi criada a Unidade Básica de Saúde “Irmando Schappo, localizada na Rua Paraná, no Bairro Bagatini.

As Unidades Básicas de Saúde são as portas de entrada para a inclusão e o início de tratamento do SUS (Sistema Único de Saúde). É onde se presta atendimento básico e gratuito nas áreas de pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A Secretaria Municipal de Saúde tem como competências o planejamento e a execução da política de saúde do Município além de visar pela execução e fiscalização do Sistema Único de Saúde – SUS. 

O desenvolvimento de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde da população são aplicados junto á realização integrada de atividades assistenciais e preventivas, como no programa Saúde da Mulher, que abrange os programas: SISCOLO, SISMAMA, SISPRENATAL e Grupo das Mulheres Mastectomizadas.

Outros programas também são evidenciados, como o Programa Saúde Da Criança: Sisvan, e por meio da Vigilância Epidemiológica: SINAN, SINASC, DDA, Hepatites e programa que alimenta as informações da sala de vacina como: API E SIAIU, além do controle da tuberculose e da hanseníase.

Cabe ainda ao setor de saúde a orientação nutricional, alimentar e de saúde do trabalhador; prestação de serviços médicos e ambulatoriais, de urgência e de emergência; implementação e fiscalização das posturas municipais relativas à higiene e à saúde pública e controle de vetores de doenças e zoonoses, como é o caso da Dengue.

A articulação com outros órgãos municipais e demais níveis de governo e entidades de iniciativa privada, também são um foco dos gestores da área da saúde, no que diz respeito ao desenvolvimento de programas conjuntos e outras atividades correlatadas.

 

COMO ESTÁ HOJE E FUTURAS METAS (Entrevista com Tânia): “Atualmente a Secretaria de

Saúde esta trabalhando mais com as medidas curativas de saúde pública, mas nossas futuras metas serão trabalhar a parte curativa, através da implantação de novos programas e projetos, que venham conscientizar nossa população da importância de prevenir ao invés de esperar para tratar após as doenças terem se instalado. Portanto estamos num processo de reestruturação e planejamento.

A Rede de atendimento de saúde de Palmitos conta com duas Unidades de Saúde no município (centro e bairro, chamada de Irmando Schappo) e quatro Unidades no interior, nas Linhas Diamantina, Sede Oldemburg, São Brás e Santa Lúcia. Além disso a sede está sendo transferida para nova estrutura, na Rua  Oswaldo Cruz, no perímetro urbano, com área de 425,39 metros quadrados.

Os Postos de Saúde do interior funcionam apenas com uma técnica de enfermagem. O dentista vai algumas vezes na semana ( exceto em Santa Lúcia) e tem coleta de preventivo nos quatro postos.

A nova Unidade Básica de Saúde de Palmitos foi inaugurada em 20 de dezembro de 2012. No ato inaugural os Deputados Odacir Zonta, Mauro de Nadal, Gilmar Knaesel e Marcos Vieira justificaram a ausência e este último foi representado por seu Assessor Ademar Henchen.

A atual estrutura da UBS foi construída em partes. A primeira foi consolidada com auxílio de Recurso Federal, emenda Do Deputado Odacir Zonta. Recurso fundo a Fundo do Ministério da Saúde, no valor de R$200.000.00. Sendo a contrapartida do município superior a 50 mil. A área foi construída pela MR Construtora, de Palmitos.

A segunda parte foi feita com recurso do Estado, emenda do Deputado e Presidente da Assembléia Legislativa Gelson Merizio, no valor de R$250.000,00. Com contrapartida do município de aproximadamente 50 mil. Foi construído pela empresa Cimec, de São Carlos.

A estrutura ampla e moderna, explicou o Prefeito Norberto, melhora o acesso e promove mais qualidade na atenção às famílias, além do melhor acolhimento, por meio de ambientes confortáveis.

O Secretário Municipal de Saúde na época, Clóvis Beskow, em seu pronunciamento, prestou uma homenagem aos servidores presentes e agradeceu por fazer parte deste momento de tanta relevância para o atendimento público de qualidade em nosso município.

Antes do descerramento da placa, o local foi abençoado. Após, ocorreu o desenlace da fita, bem como o descerramento, que marcaram a inauguração oficial de mais esta obra pública. A UBS, localizada na Rua Oswaldo Cruz, próxima à Rede Feminina de Combate ao Câncer, iniciará suas atividades aos poucos, conforme os profissionais forem se instalando.

 

Confira abaixo as ações desenvolvidas e listadas no mês de Janeiro de 2013:

DADOS REFERENTES A JANEIRO DE 2013

Ações Vigilância Sanitária

211

AIH's expedidas

117

At. Assistente Social

0

At. Enfermagem 5 ESF

578

At. Médico 5 ESF

2084

At. Nutricionista

49

At. Psicóloga

22

At. Odontológico pessoas

475

At. Fisioterapeuta

0

Auxílios diversos

0,00

Coleta Material P. Câncer

80

Combustível gasto em reais

8.149,05

Combustível gasto em litros

3.233,91

Consulta Médica (Extra ESF)

55

Declaração de Nascidos

17

Declaração de óbitos

11

Enc. Consulta Especialistas

48

Enc. Exames Especializados

125

Exames de laboratório

879

Farmácia Pessoas Atendidas

4699

Farmácias auxílios (externas)

0,00

Fonoaudióloga

0

Gestantes atendidas

54

Imunização – vacinas

694

Passagens TFD

3.660,00

Sobreaviso Hospital

718

Procedimentos de enfermagem

2511

Procedimentos odontologia

1495

RX – diversos

54

Teste do pezinho

15

Eletrocardiograma

20

Ultrassom – diversos

5

Visitas dom. ACS

5464

Visita dom. Méd. e Enf.

68

Visita dom. Téc. Enf.

57

Palestras

5

Atendimento pelo Consorcio

173

At Assistente Social Caps

0

At. Enfermagem, artesã CAPS

194

At. Psicóloga CAPS enc.

247

At. Médico – Clinico CAPS

68

Terapeuta Ocup. CAPS

156

At. Fisioterapeuta

31

 

 

Ações futuras

VIGILÂNCIA SANITÁRIA: AÇÕES HÁ SEREM REALIZADAS DURANTE O ANO DE 2013 PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA  MUNICIPAL DE PALMITOS SC:

 

Primeiro trimestre (janeiro, fevereiro, março)

Creches;

Escolas;

Unidades de saúde;

CEO;

Caps.;

Rede feminina;

Salões de beleza e estéticas;

Segundo trimestre (abril, maio, junho)

Bares;

Lanchonetes;

Padarias;

Restaurantes;

Indústria de alimentos;

Supermercados

Terceiro trimestre (julho, agosto, setembro)

Laboratório de analises clinica;

Farmácias;

Consultórios médicos;

Consultórios odontológicos;

Consultórios de fisioterapia;

Quarto trimestre (outubro, novembro, dezembro)

Massoterapeutas/massagistas;

Academias de ginástica;

Clinicam veterinárias e pet-shop;

Agropecuárias;

Oficinas, chapeação, postos de lavagem, postos de combustível;

 

 

 

No decorrer do ano

Vistoria de Veículos de transporte de alimentos;

Atendimento de denúncias diversas;

Vistorias para liberação de habite-se;

Vistorias para abertura de novas empresas;

Realização de Atividades Educativas nas Escolas e nas Comunidades dos Bairros e do Interior;

Inspeção sanitária das carnes utilizadas para realização das festas dos finais de semana;

Emissão e liberação de Carteiras de Saúde para manipuladores de alimentos;

Ações realizadas no Município com o objetivo de combate a vetores transmissores de enfermidades à população (roedores, escorpiões, baratas, moscas, mosquitos e outros).

Ações realizadas junto à população referente à disposição, coleta e destino final adequado aos resíduos sólidos.

Investigação de surtos de doenças transmitidas por alimentos.

Investigação de surtos por infecções em serviços de saúde.