Reunião do Plano Municipal de Saneamento Básico apresenta diagnóstico de Palmitos

Foram realizadas no dia 22 de maio cinco reuniões públicas em Palmitos. Quatro delas aconteceram em horários simultâneos, à tarde, nas comunidades de Santa Lúcia, Diamantina, São Bras e Sede Oldenburg. A outra foi realizada no Auditório da Prefeitura, à noite.

Considera-se saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Conforme Andréia Schenatto, Assessora de Planejamento, “o intuito dos encontros foi expor o diagnóstico que a empresa AMPLA Consultoria e Planejamento realizou de Palmitos, para avançar às próximas etapas, na construção do Plano de Saneamento Básico e do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos do município. Este plano está sendo elaborado pelo município, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA  e com a consultoria da empresa AMPLA, contratada pelo município, por meio de processo licitatório”.

A existência do Plano é uma obrigação da Lei Federal nº 11.445/07, e após sua institucionalização, se constituirá em ferramenta de planejamento e gestão para alcançar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população de Palmitos.

A Empresa AMPLA esteve com quatro engenheiros, explicando nas comuniades o que envolve este plano de saneamento básico: Nadine Bortolotto, Frederico Genofre, Ênio Turri e Paulo Vila.

O Engenheiro Sanitarista e Ambiental Paulo Vila explicou que Palmitos participa ativamente da construção do Plano, na busca por questionamentos nas reuniões e também por meio dos comitês existentes: “o comitê de coordenação, que tem a responsabilidade de classificar os serviços e o comitê executivo, que auxilia na execução dos trabalhos, levantamento de informações, realização de visitas técnicas etc.” detalhou Paulo.

Para o Prefeito Norberto Gonzatti o Plano é significante porque “a questão ambiental aflora a cada dia, principalmente no que tange água e manejo de resíduos. O plano irá se tornar um projeto de Lei e vigorar pelos próximos 20 anos, proporcionando condições melhores de higiene, segurança e saúde à população.

A presença da comunidade se faz relevante porque este foi um momento de discussão das propostas. A Administração agradece as autoridades presentes, os Secretários Municipais, os membros dos comitês, servidores públicos, agentes de saúde, direção das escolas Municipais e Estaduais de Palmitos e comunidade em geral, que participou, apoiando e opinando na formulação do Plano.

Publicado por: Helfer Produções Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Palmitos