Festa do Vinho e Expoleite: Seminário explana sobre os desafios do trabalho com a bovinocultura no Brasil
Na sexta-feira, dia 09 de agosto, às 09h30min aconteceu o primeiro evento dentro da Festa do Vinho Colonial e Expoleite 2013. Na SC 283 – Parque de Exposições e Eventos, o antigo CTG – Centro de Tradições Gaúchas, recepcionou vários produtores rurais, estudantes de casas familiares, pesquisadores da bovinocultura e autoridades para apreciar a palestra “Perspectivas e Desafios da Cadeia do Leite no Brasil”.
O Presidente da Comissão Central Organizadora – CCO Wanderley Luiz Hilgert explicou que “a Festa do Vinho Colonial, já em sua 13ª edição, surgiu por meio de seminários e da busca por conhecimento integrado. Como neste ano aconteceu também a primeira edição da Expoleite, o seminário da manhã trabalhou seu tema voltado aos trabalhos com leite”.
Algumas das autoridades presentes formaram a mesa de honra: Presidente da CCO Wanderley Luiz Hilgert, Secretário de Desenvolvimento Regional Élio Godói, Prefeito e Palmitos Norberto Paulo Gonzatti, Presidente da Câmara de Vereadores Volmar Gandolfi, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e também Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Luiz Antônio Cavalleri, Presidente da Cooper A1 Elio Casarin, Secretário e Gerente de Bovinocultura de Leite da Cooper A1 Egon Grings, Gerente Regional da Epagri Mircon Frühauf e Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus.
Antes do início da Palestra o veterinário Leonir Dacroce contextualizou aos presentes um pouco da história do leite em Palmitos. Na sequência o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Sant’anna Alvim proferiu a palestra. Em seu extenso currículo estão experiências como: produtor rural na região da zona da mata mineira; engenheiro agrônomo formado pela universidade federal de viçosa-mg (UFV); presidente da comissão nacional de pecuária de leite da confederação da agricultura e pecuária do Brasil (CNA); presidente da câmara setorial da cadeia produtiva de leite e derivados do ministério da agricultura, pecuária e abastecimento (mapa); diretor secretário da federação da agricultura e pecuária de minas gerais (FAEMG); presidente da comissão de pecuária de leite da FAEMG; presidente do sindicato rural de volta grande – MG.
Na palestra foram abordados o cenário e as perspectivas para o mercado lácteo com os seguintes tópicos: estatísticas relacionadas à produção de leite no Brasil e em Santa Catarina, bem como aspectos relacionados ao mercado nacional e internacional, como comportamento dos preços, custos e balança comercial. Alvim também comentou sobre as ameaças e oportunidades para o mercado lácteo nacional, além dos projetos da CNA em prol do aumento da competitividade do setor lácteo nacional.
Ao final de suas explanações Alvim recebeu uma lembrança do Presidente da CCO Wanderley. Na sequência foi servido almoço. À tarde estava previsto outro seminário, com o Engenheiro Florestal Bernardo Pires, acerca da “Gestão Da Propriedade Rural: Novo Código Florestal, Cadastramento Rural, Saúde e Segurança do Trabalho”. Entretanto o palestrante não conseguiu chegar a Palmitos, em função das más condições climáticas do dia.
Publicado por: Helfer Comunicação
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos
Jornalista responsável: Ediane Zanella
(49) 8824-0709 (49)3647-2391