Julgamento de animais das raças Jersey e Holandesa agrega valor a 1ª Expoleite de Palmitos

Durante a 1° Expoleite realizada em Palmitos, nos dias 09, 10, 11, e 12 de Agosto, aconteceu em sua programação, a mostra de terneiras e novilhas de raças leiteiras. O julgamento dos animais foi organizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Palmitos.

Neste ano participaram da exposição de animais Querino Henn de são Carlos, Nanci Leonhardt, Clédia Nieland, Guilherme Werlang e Francisco Vanelli de Chapecó. Além destes, mais 19 expositores locais participaram do julgamentos das raças Jersey e Holandesa.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Luiz Antônio Cavalleri informa que todos os animais participantes são de propriedades de Palmitos, e foram pré selecionados e preparados para a mostra. “Foram inscritos 115 animais, sendo 40 da Raça Jersey e 75 da Raça Holandesa, classificados em categorias por idade e raça” esclarece o Secretário. O julgamento de bezerras e novilhas da raça Jersey aconteceu pela manhã, e da Raça Holandesa à tarde.

O Prefeito Norberto Gonzatti, que acompanhou o julgamento, explica que o objetivo desta competição é incentivar a cadeia produtiva do leite no município e demonstrar a genética do rebanho municipal das raças Jersey e Holandesa.

Foram premiadas primeira, segunda e terceira novilha de cada categoria e raça. E também a campeã e reservada de campeã da raça. A premiação deu-se no fim da tarde, após o julgamento da Zootecnista Kátya Castro, Coordenadora do GMS – Sistema de Manejo Genético, da empresa ABS Pecplan.

Os quesitos de avaliação referiram-se a conformação leiteira dos animais. Os itens foram avaliados da seguinte forma: estatura, angulosidade que inclui (espaçamento, arqueamento  das costelas), força (largura de peito e profundidade no trem anterior em sua linha de coração), largura de garupa, ângulo de garupa, pernas vista posterior, pernas vista lateral, ângulos de pés, úbere anterior, altura de úbere, largura de úbere, suporte central, profundidade de úbere, colocação de tetos, comprimento de tetos.

A coordenação da 1ª Expoleite, em nome de André Fadani, Odagildo Vaccarin e demais realizadores agradece o empenho dos colaboradores em tornar o evento qualificado, e da mesma forma agradece a participação de todos os expositores.

Confira o resultado do julgamento:

NOVILHAS DA RAÇA JERSEY

Josian Harz

Novilha Reservada da Grande Campeã da Raça Holandesa

O que é GMS?

Desde 1968, o GMS – Sistema de Manejo Genético fornece ferramentas para auxiliar os produtores de leite a atingir suas metas em Produção, Genética, e Lucratividade.

GMS é um amplo sistema de manejo que otimiza o progresso genético e simplifica o processo de criação, oferecendo recomendações de acasalamento sólidas, e não tendenciosas, baseando-se em características de produção e tipo de importância econômica para obter vacas mais duráveis.

Os benefícios do GMS a longo prazo incluem maior lucratividade pelo aumento das médias de produção do rebanho, maior longevidade e crias valorizadas. Além disso, permite mais eficiência no gerenciamento de tempo e capital empregado. Em nossos mais de 40 anos de serviço, que é gratuito, mais de 36 milhões de vacas foram acasaladas em mais de 40 países pelo GMS! O Sistema de Manejo Genético contribui para o sucesso geral do rebanho, assim como os programas de nutrição e saúde.

O GMS permite aos produtores tirar vantagens econômicas dos touros e dos serviços que a ABS oferece, economizando tempo e produzindo mais lucros e nossos clientes poderem focar em outros aspectos de sua operação leiteira.

Informações: ABS PECPLAN

Publicado por: Helfer Comunicação