Prefeito de Palmitos recebe dados de Levantamento Aerofotogramétrico do município


Em 23 de agosto, foi realizada em Maravilha, a conclusão das entregas dos dados do Levantamento Aerofotogramétrico de Santa Catarina. Participaram os seguintes prefeitos vinculados à Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS), que receberam os discos rígidos: prefeito de Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhatai, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos, e o representante de Saltinho.

Este levantamento atingiu todos os 295 municípios de Santa Catarina e foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

O prefeito de Palmitos e também atual presidente da AMERIOS, Norberto Gonzatti, destacou a parceria com o Governo do Estado e a SDS: "Agradecemos o Governo de Estado em nome da associação por abrir este caminho e trazer esta inovação para que os municípios possam contar com uma ferramenta que dará condições para termos melhor noção da questão hidrográfica, saneamento básico e plano diretor", enfatizou.

Conforme informações do setor de saneamento e recursos hídricos de Santa Catarina a conclusão do levantamento aerofotogramétrico foi em janeiro de 2013, e tornou Santa Catarina o primeiro Estado do país a ter restituição hidrográfica em alta precisão e base hidrográfica ottocodificada, que é um modelo de dados discretos, pois esta deriva e está em conformidade com a codificação de bacias de Otto Pfafstetter, (conforme texto artigo: Topologia Hídrica: uma proposta para gestão de recursos hídricos utilizando sistema de informações geográficas.)

O que é e quais os benefícios deste levantamento aerofotogramétrico

O serviço de aerofotogrametria consiste em uma cobertura sequencial fotográfica por intermédio de avião equipado com tecnologia de ponta, tornando possível extrair todos os elementos geográficos específicos para as mais diversas aplicações. O trabalho resultou em 28 terabytes de dados, com fotos originais, ortofotos, dados de topografia, além da restituição hidrográfica e base hidrográfica ottocodificada.

"Este é um produto que ajudará os prefeitos na execução de suas atividades e a melhorar da gestão pública em seus municípios", avaliou o chefe de gabinete da SDS, Christiano Lopes de Oliveira, que representou o secretario Paulo Bornhausen na reunião. Lopes apontou a economia que o levantamento representa para as prefeituras. "Investimos R$ 12 milhões neste programa e entregamos sem custos aos municípios", concluiu.  

Este levantamento e a formação da nova referência de base de dados cartográficos podem ser utilizados na qualificação dos planos de bacias hidrográficas, planejamento costeiro, regularização fundiária, estudos de potencial hidroelétrico, auxílio à definição de áreas de risco para realocação de moradias e planejamento urbano, qualificação das medidas efetivas de proteção às comunidades e ao meio ambiente, planos diretores municipais, planejamento de ocupação de áreas urbanas/rurais, planejamento e construção de estradas, entre outros.

 

Dados: Assessoria de Imprensa da AMERIOS, da Prefeitura de Palmitos e do Governo Estadual

Fotos: Newton Dacroce

 

Publicado por: Helfer Comunicação

 Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos

Jornalista responsável: Ediane Zanella

(49) 8824-0709   (49)3647-2391