Palmitos encerra “Outubro Rosa”

A extensa programação da campanha de conscientização “Outubro Rosa” chegou ao fim em Palmitos. De 1º a 30 de outubro várias atividades foram realizadas para mobilizar o maior número de mulheres contra o câncer de mama e de colo do útero. A campanha aconteceu em Palmitos através da parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer – RCCC e da Secretaria Municipal da Saúde, além dos trabalhos voluntários.

A Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Silvane Schafer lembra que houve “a iluminação de pontos específicos da cidade, decoração de vitrines, campanhas de conscientização nas escolas e na sala de espera, mateada rosa, semana D da coleta do exame citopatológico, além da palestra motivacional do dia 30, que fechou com chave “rosa” a nossa campanha” enfatiza Silvane.

Sobre a Semana D para coleta do exame citopatológico do câncer do colo do útero, de 21 a 26 de outubro, a enfermeira da RFCC Carolina Otto elucida que “os atendimentos foram realizados em horários diferenciados para a população feminina. De 21 a 25 de outubro ocorreu o programa “Educação em Saúde na sala de Espera” que foi coordenada pelas profissionais do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, e no sábado dia 26 de outubro a RFCC atendeu a população no turno da manhã e à tarde” explica.

Durante toda a programação foram realizados 369 exames preventivos do câncer do colo do útero e exames clínico das mamas. Foram solicitados e agendados 180 exames de Mamografias para mulheres com mais de 35 anos, e história na família de mãe ou irmã com câncer de mama, e para mulheres acima de 40 anos, como rotina para rastreamento do Câncer de Mama.

Com a sensação de dever cumprido, a Secretária de Saúde Tânia Henchen assegura que a campanha teve um resultado maravilhoso, em função do grande interesse das mulheres em se protegerem do câncer.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos