Campanha Novembro Azul é encerrada em Palmitos

No dia 27 de novembro aconteceu o encerramento das ações em prol da campanha “Novembro Azul” em Palmitos. Durante todo o mês aconteceram várias ações de conscientização quanto à saúde do homem, mais especificamente na precaução do câncer de próstata.

A última ação foi uma palestra no auditório da Prefeitura, com o urologista Leandro Viecilli. Neste momento se falou sobre a saúde do homem e a importância da precaução. “A única forma de prevenir o câncer de próstata é realizando os exames. Alguns estudos apontam que o cuidado na alimentação, com uma dieta que tenha pouca gordura, ajuda, mas o mais indicado é procurar um médico e manter os exames em dia” assegura o urologista. Através de dados estatísticos, Leandro falou sobre os problemas de próstata, os sintomas, a investigação, o tratamento e a incidência do câncer de acordo com a idade do homem.

A coordenadora da campanha, bioquímica Gabriela Valdameri, informa que a campanha em Palmitos surtiu efeito em seu público – alvo (acima de 45 anos). Segundo dados do IBGE (senso 2010) em Palmitos há 3.627 homens com mais de 40 anos. “Foram mais de 500 exames de PSA (exame de sangue para diagnóstico da presença de câncer de próstata) liberados pela unidade de saúde, fora os homens que reportaram já ter feito e os que fizeram o exame particular ou por outros convênios” assegura Gabriela.

A Secretária de Saúde Tânia Henchen avalia que o número de homens que buscaram o exame foi muito satisfatório. “Cerca de 12% dos homens acima de 45 anos procuraram o exame, o que representa um grande avanço frente ao preconceito e o descaso perante a saúde. Nosso objetivo, enquanto atenção básica é promover campanhas como esta e atingir grande número de pessoas, porque prevenir é sempre melhorar do que tratar uma doença”ressalta Tânia.

O prefeito Norberto Paulo Gonzatti parabenizou os profissionais que atuaram na campanha e alertou para a importância de momentos de conscientização, como este.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos