Palmitos promove I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O Município de Palmitos, através das Secretarias da Agricultura, Educação, Cultura e Esporte, Assistência Social e Saúde realiza a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CMSAN). A mesma aconteceu no dia 10 de junho do corrente ano, no Centro Comunitário São Judas Tadeu – Palmitos-SC.

A Conferência teve como tema “ Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, com o objetivo geral de ampliar e fortalecer políticas para a promoção da soberania alimentar e nutricional, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social para a adesão ao Sistema nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, bem como a implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A abordagem e as discussões foram realizadas em três eixos centrais: – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; – Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional; – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.

A palestra de abertura foi realizada pelo Professor Mestre Carlos Eduardo Arns. Na seqüência realizou-se uma abordagem dos três eixos temáticos da construção da conferencia para subsidiar o debate e formulação das propostas nos grupos. Na Plenária final cada grupo apresentou as propostas elaboradas, submetendo-as à aprovação da Plenária. Após a aprovação das propostas foram eleitos os delegados da Conferência, obedecendo a proporcionalidade indicada pelo Conselho Estadual.

A Conferência constitui-se um processo de formação e capacitação dos atores sociais e do governo, contribuindo na perspectiva de apontar novos passos para a realização do Direito Humano a alimentação adequada, para toda a população brasileira.

O Município de Palmitos, juntamente com os Delegados eleitos na I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional participou também em Maravilha-SC no dia 19 de junho, da V Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. Além de Palmitos, a Conferência teve a participação de todos os municípios da região da Amerios (Associação dos municípios do Entre Rios – SC)

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação