Programa Saúde na Escola: Secretarias de Saúde e Educação de Palmitos unidas pela integração

Neste ano a Secretaria Municipal de Saúde de Palmitos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizará ações do “Programa Saúde na Escola” (PSE).

Esse programa é uma estratégia de integração da saúde e da educação para o desenvolvimento da cidadania e das qualificações das políticas públicas brasileiras,  que  tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Coordenadora do PSE, Bioquímica Gabriela Valdameri, explica que o cronograma vai iniciar na próxima semana, com as atividades da “Semana Saúde na Escola” (SSE). “O tema principal é Copa do Mundo, e o visamos trabalhar com professores, profissionais de saúde e educandos, as práticas corporais, atividade física e lazer numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos” declarou Gabriela.

A Nutricionista Simone Guzzon informa que, a partir de maio, os profissionais da saúde irão até as escolas, para avaliar a saúde dos educandos e possibilitar que, aqueles que apresentam alguma alteração, possam  ser  encaminhados  para  atendimento  e  acompanhamento. Dentre as atividades realizadas:

Avaliação do estado nutricional;

Verificação da situação vacinal;

Avaliação da saúde bucal;

Avaliação oftalmológica;

Avaliação do desenvolvimento da linguagem.

Identificação de possíveis sinais relacionados as doenças negligenciadas e em eliminação;

As avaliações serão realizadas por profissionais capacitados das áreas da Saúde e Educação.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação