Aula inaugural de quatro novos cursos do PRONATEC é realizada em Palmitos

A Secretaria de Assistência Social de Palmitos, em parceria com a Coordenadoria do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, realizou na noite de 26 de maio, a aula inaugural de quatro novos cursos que serão realizados neste município, com a presença de 80 alunos.

Estes cursos acontecerão por meio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de São Carlos, que é uma das instituições ofertantes de cursos do PRONATEC. Este programa de ensino foi criado pelo Governo Federal por meio da Lei 12.513, de 26 de outubro de 2011, e é por meio deste que o IFSC oferece cursos técnicos e cursos rápidos de qualificação profissional, que têm o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou melhorar a sua atuação profissional.

Durante a aula inaugural foram apresentadas as informações para realização de cada curso. O curso de “Agente de alimentação escolar” terá 160 horas e acontecerá no período noturno, nas terças e quintas-feiras, no Núcleo Municipal Educacional Rudolpho Walter Schreiner, no Bairro Aurora, com a professora Talita Fachinello. O curso “Agente comunitário de saúde” contará com 400 horas de aula. Será realizado nas quartas-feiras, pela manhã e à tarde, nas instalações da UDESC, com a professora Liziane da Rosa. O curso básico de inglês acontecerá nas segundas e quartas à noite, no Núcleo Educacional Municipal Ida Hilda Casela Vidori, com a professora Iara Nicolau e 160 h/aula. O curso básico de espanhol também acontecerá nesta escola e contará com 160 horas, nas terças e quintas-feiras à noite, com o professor Eduardo Schiferli.

O Prefeito Norberto Paulo Gonzatti elogiou o trabalho e empenho da equipe da Secretaria de Assistência Social. “Desde que o Governo Federal começou a expandir este cursos nós buscamos participar desta formação para aprimorar nosso mercado de trabalho, dentro das áreas de interesse da população, numa meta de formar cerca de 200 alunos, pelo PRONATEC, até o fim do ano” explicou Gonzatti.

A Secretária de Assistência Social, Andreza Slomski desejou que todos os participantes aproveitem ao máximo seus cursos devido ao nível elevado que será apresentado e à excelência dos professores, inclusive do município de Palmitos trabalhando nesta parceria, tanto em Palmitos como na região.

O Coordenador do PRONATEC, Márcio Zamboni, afirmou que as tratativas vêm acontecendo há dois anos e felizmente a ideia se concretizou, graças ao interesse do poder público em investir nesta modalidade de estudo.

Márcio também informou os principais objetivos dos cursos, conforme o PRONATEC: expandir a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância; fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional; ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional e estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação