Palmitos implanta serviço de referência para tratamento de hepatites virais

Uma equipe multidisciplinar de profissionais da Secretaria de Saúde de Palmitos esteve em Florianópolis no dia 02 de junho para uma capacitação que visa à implantação de um ambulatório destinado ao tratamento de hepatites virais.

A capacitação foi realizada no Polo de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (PAMMI) do Hospital Nereu Ramos/Florianópolis. Participaram a Enfermeira Franciole Maria Bridi Mallmann, o médico Victor Manuel Rosero Mera, a Nutricionista Simone Guzzon, a Bioquímica Gabriela C. Valdameri e a Psicóloga Cristiane Griebeler Tonini.

Cristiane explicou que a capacitação foi necessária “pois os medicamentos utilizados nos tratamentos, principalmente da Hepatite C necessitam de administração e monitoramento diferenciados”.

O ambulatório de Palmitos contará com o trabalho, além destes profissionais, também da técnica de enfermagem Roselene Ebertz. O ambulatório funcionará junto ao antigo Posto de Saúde, onde também funcionam a Vigilância Epidemiológica e o Posto de Coletas de exames do LACEN.

A Enfermeira Franciole relata que “uma sala está sendo equipada com toda a estrutura necessária e o início das atividades se dará em breve. Cabe ressaltar que o ambulatório trabalhará no que se refere ao tratamento, mas também atuará na prevenção do contágio, orientando as formas de se precaver”.

Assim, serão realizadas campanhas de orientação à população sobre como o vírus é adquirido e as formas de prevenção do contágio.    Esta é mais uma conquista da Saúde do Município resultante da colaboração mútua entre funcionários da imunização, da Vigilância Epidemiológica, do posto de coletas do LACEN, do NASF, do ESF e da Gestão, contando sempre com o empenho e dedicação da Administração Municipal.

O que é hepatite?

A hepatite é uma infecção no fígado, e pode ser de vários tipos. A gravidade da doença é variável em função do tipo e também dos danos já causados no fígado, quando descoberta. Os profissionais explicam que as hepatites podem ser provocadas por bactérias, por vírus, entre os quais estão os 6 tipos diferentes de vírus da hepatite (A B C D E e G), e também pelo consumo de produtos tóxicos como o álcool, medicamentos e algumas plantas.

A hepatite pode tornar-se crônica e evoluir para uma lesão mais grave no fígado (cirrose) ou para o carcinoma hepático (cancro do fígado), e em função disso causar a morte. Mas desde que detectadas, as hepatites crônicas podem ser acompanhadas, controladas e mesmo curadas.

Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de evolução destas doenças (tornarem-se crônicas) com danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);

Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D);

Transmissão sanguínea: recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados antes de 1993.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação