Palmitos apresenta relatório de danos provocados por enchente de junho

Áreas afetadas e prejuízos econômicos significativos foram ocasionados pela enxurrada de junho de 2014 em Palmitos

Conforme informações da Epagri/Ciram, de 23 a 29 de junho choveu mais de 450 milímetros.  A Defesa Civil de Santa Catarina noticiou que, de acordo com a Nasa (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) e análise do satélite TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission), o volume de chuvas registrado em Santa Catarina foi o segundo maior do mundo.

O Município de Palmitos, segundo o Ofício GP 298/2014, destaca que aproximadamente 2.000 pessoas foram atingidas de forma direta e indireta, e que os prejuízos estimados ultrapassam 13 milhões de reais. Após visitações, vistorias e levantamento de dados, a Administração de Palmitos apresenta o relatório de estragos.

No centro da cidade ocorreu um deslizamento de solo na rodovia SCT 283 de mais de 800 metros, atingindo 17 edificações, dentre as quais 11 atingidas diretamente e seis indiretamente. 13 famílias ficaram desalojadas, não considerando os locatários das “quitinetes do Condomínio Soari”, localizados na Rua 12 de Novembro. Também foram atingidas duas empresas.

No meio rural foram 800 propriedades afetadas pela enxurrada, dentre estas 80 atingidas diretamente. Estima-se que o prejuízo na agricultura chegue a três milhões de reais e na pecuária a cinco milhões e 100 mil reais, totalizando o montante de oito milhões e cem mil reais.

As perdas na agricultura foram oriundas de severa erosão nas áreas de lavoura e pastagem, além de inundações das áreas agrícolas. Ocasionando perda de produtividade das pastagens e culturas da época. Sendo que estas áreas (aproximadamente 15000 hectares) terão sua produtividade comprometida, necessitando serem recuperadas com calagem e adubação.

Ocorreram perdas substancias na produção de leite (1.800.000 litros), devido a privação dos animais ao acesso a alimentação (pastagem, capineira, ração), também devido a obstrução das estradas e acessos as propriedades, bem como a falta de energia elétrica nas propriedades. Ocasionando também a falta de fornecimento de rações para as atividades de avicultura e suinocultura, bem como o escoamento da produção de leite e carnes. E pela falta de energia elétrica diversos produtos foram perdidos nas propriedades.

As chuvas danificaram lavouras, a produção de pastagem, os silos de silagem para alimentação do gado. Houve redução de aproximadamente 30% na produção de leite, e danos nas plantações de fumo de inverno, suinocultura, avicultura, gado de corte e leite.

Em diversos lugares, as estradas vicinais, que dão acesso às propriedades, ainda estão em péssimas condições de tráfego, resultando na queda, em especial da suinocultura, avicultura e produção de leite, já que em alguns lugares a alimentação ou escoação do produto, não chega de forma segura.

Devido a enxurrada houve o transbordamento de rios, o que danificou cerca de 65 pontes, bueiros e pontilhões nas comunidades do interior, afetando diretamente a produção e consequentemente os rendimentos dos produtores rurais de Palmitos. Mais de 30 pontes/pontilhões e bueiros precisam ser reconstruídos, e todos os Sistemas de Captação e Distribuição de Água do interior ficaram comprometidos, desde a captação à rede de ligação e distribuição.

A atividade turística de água termal, tanto quanto a religiosa foram atingidas, o que culmina em uma atenção muito especial para o Balneário de Ilha Redonda, que consiste em 123 residências de moradores e veraneio. Quatro casas foram levadas pela água do rio, 16 pontos de comércios/hotéis/pousada/campings e toda a infraestrutura do Balneário de Água Termal. No turismo religioso, ficou destruída por completo uma ponte pênsil/madeira e parcialmente uma passarela que dá acesso direto ao Santuário Nossa Senhora Aparecida.

A partir destes dados coletados, a Administração está buscando formas de recuperar e auxiliar as famílias, que perderam casas, projetos, negócios e terras. “São dados muito tristes, que nos remetem agora a muito trabalho e esforço neste momento, mas com certeza vamos recuperar tudo que foi danificado” declarou o prefeito Norberto Paulo Gonzatti.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação