Reunião em Palmitos visou analisar situação e buscar recursos

Em decorrência das chuvas intensas e concentradas, de 23 a 29 de junho do corrente ano, que atingiu todo o município provocando enxurradas, alagamentos e inundações, fez-se necessário declarar, através do decreto municipal 089/2014, ainda no dia 26, situação de emergência nas áreas do município.

Em decorrência deste desastre danos e prejuízos de grande abrangência foram registrados, tanto no perímetro urbano quanto no rural, atingindo intensamente as atividades turística, agrícola, empresarial e comercial.

Em 11 de julho foi realizada no Auditório da Prefeitura de Palmitos, uma reunião de trabalho, em prol de recursos para reconstruções e melhorias, devido às chuvas de junho.

O prefeito Norberto Paulo Gonzatti e o Vice-Prefeito José Roberto Gomes receberam vários representantes de entidades civis, secretários e vereadores municipais, servidores públicos, representantes da SDR e do DNIT, bem como o governador de Santa Catarina e mais uma comitiva que está visitando a região e observando a situação dos municípios.

O prefeito Gonzatti apresentou um relatório de imagens, desde o momento da enchente e suas consequências, quando a água baixou, nas questões turísticas, agrícolas e no perímetro urbano. “A produção de leite foi muito atingida, perda de silagem, estradas danificadas, obstrução de bueiros e pontes. Três aviários atingidos e um sem volta. Atoladouros que estamos recuperando aos poucos, mas nosso maquinário não é suficiente” declarou o prefeito.

Em sua fala Gonzatti também divulgou os dados do prejuízo avaliado na questão turística. Na cidade as chuvas causaram deslizamento e também várias rachaduras, como explicou o prefeito.

Também foi solicitada a instalado, em nosso Estado, de uma central da “Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)” órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) que é fiscalizado e regulado da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para se ter próximo o controle das águas das barragens. O Secretário da Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli explicou sobre o centro de monitoramento das barragens e do clima, que a defesa civil está organizando, para auxiliar em situações de enchente e alagamento.

Para finalizar, foi entregue um relatório atualizado dos danos e solicitações de auxílio ao município. Após a reunião, o Secretário Moratelli acompanhou as autoridades locais até a SC 283, local onde se registrou rachaduras. No local, encontraram-se com moradores e empresário, que junto do Engenheiro Municipal Juliano Scandolara, exibiram a situação do trecho. A população e Administração de Palmitos seguem reconstruindo o que foi danificado.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação