Palmitos participa de projeto da Udesc que enfatiza a promoção da saúde no campo

Projeto “Promoção da Saúde de Comunidades Rurais no Oeste Catarinense” terá ações em nosso município

Nos dias 23 e 24 de abril foi lançado o projeto “Promoção da Saúde de Comunidades Rurais no Oeste Catarinense”, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Udesc.

A reunião foi realizada em Cunha Porã e debateu o início das atividades e contou com a presença de representantes das secretarias de Saúde, Agricultura, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e de mulheres agricultoras do município, para a escolha do local dos encontros. De Palmitos, participaram a assistente social Rosângela Maria do Nascimento e o técnico Ricardo Einloft da Secretaria de Agricultura.

 Este projeto abrangerá agricultoras residentes no campo e visa, conforme Ricardo capacitar mulheres para serem multiplicadoras de conhecimento sobre as práticas e uso de técnicas adequadas bem como, sobre as indicações de seu uso visando a promoção da saúde através do auto cuidado.

O projeto de extensão será desenvolvido em comunidades rurais que praticam agricultura familiar nos municípios de Palmitos, Saudades e Cunha Porã. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e será executado por três professores e sete acadêmicos do curso de Enfermagem da Udesc Oeste. A coordenação geral é da professora Bernadette Kreutz Erdtmann.

Em Palmitos, serão desenvolvidas oficinas para capacitar agricultoras sobre plantas medicinais com a finalidade de organizar um horto medicinal comunitário, sob a coordenação da professora Kiciosan Bernardi Galli. Depois de capacitadas, as agricultoras difundirão os conhecimentos sobre as práticas e o uso de técnicas adequadas quanto ao plantio, armazenamento, preparação e uso de chás medicinais.

A outra atividade desenvolvida em Palmitos será coordenada pela professora Bernadette e envolverá a promoção em saúde, prevenção primária e secundária de agravos à saúde integral de famílias residentes no campo e que cuidam de membro familiar com necessidades de atenção. O trabalho terá a parceria da Secretaria de Saúde de Palmitos. Rosângela explica que a promoção da saúde deve ser feita por meio das plantas medicinais utilizadas por comunidades rurais do oeste catarinense, tendo como foco o uso correto/ indicações e contraindicações; plantio; colheita; armazenamento e o preparo dos chás medicinais. Tal atividade será desenvolvida com as mulheres da agricultura familiar.

Já a terceira ação será executada em Saudades, com a realização de oficinas de reflexão sobre a promoção de saúde e do cuidado de homens e mulheres que residem na área rural. O trabalho será coordenado pela professora Lucimara Ferraz.

 

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação

MTB/SC 0004865

(49)3647-2391