Palmitos Mobiliza-se em Simulado de Gestão de Desastres da Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil promoveu, neste domingo (18/05), o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, e o município de Palmitos foi um dos participantes ativos da iniciativa. Servidores de diversas secretarias municipais, incluindo saúde, assistência social, obras e agricultura, além de equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, uniram-se a outros setores essenciais e à comunidade para o importante exercício.

A prefeita de Palmitos, Giovana Giacomolli, enfatizou a relevância da ação: “É um momento histórico para Santa Catarina e para Palmitos. Estamos testando nossa capacidade de resposta, fortalecendo a integração entre as instituições e, acima de tudo, promovendo a cultura da prevenção. Isso salva vidas”.

A Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil reforçou o comprometimento da administração municipal: “Por meio desse treinamento, a Prefeita reafirma o seu compromisso com a prevenção, proteção e bem-estar da população, fortalecendo a capacidade de reação diante de possíveis emergências”.

O simulado teve como objetivo principal testar e aprimorar os protocolos de segurança, a agilidade na resposta e a coordenação entre os órgãos em situações de risco e desastres naturais. A ação também visou identificar áreas de maior vulnerabilidade e simular o remanejamento estratégico de recursos humanos, materiais e logísticos.

Os municípios participantes agora encaminharão os dados coletados para a equipe técnica da secretaria estadual, que consolidará os resultados e os apresentará no dia 22 de junho. O relatório final deverá compilar os aprendizados, as boas práticas identificadas e os pontos que necessitam de aprimoramento. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil já confirmou a realização da segunda edição do Simulado Geral de Gestão de Desastres para o dia 17 de maio de 2026.