Secretaria de Saúde de Palmitos testa curativo de carvão ativado em paciente diabético
Um curativo de carvão ativado com filtro de papel permeável é uma das inovações da secretaria municipal de Saúde de Palmitos. O curativo é destinado ao tratamento de feridas crônicas infectadas, de difícil cicatrização, comuns em pacientes diabéticos, nos que sofrem de má circulação arteriovenosa ou os que apresentam casos de solução de continuidade. A utilização do curativo está em fase de teste e, se constatado êxito, será estendido pela secretaria a todos os pacientes do município que necessitarem.
"A iniciativa se constituiu como desafio, para que fosse encontrada uma solução que viesse a diminuir as dificuldades destes pacientes e, ao mesmo tempo, tornasse o trabalho da enfermagem mais eficiente", salientou a então secretária de Saúde Ana Cristina Sangalli. Conforme explica a enfermeira Dinéia, especialista no curativo, este tipo de método é usado em centros maiores com bons resultados. "São feridas que as pessoas têm durante anos, mas que, a partir de experiências realizadas em outros municípios, contatamos que, com o uso do curativo, estes ferimentos cicatrizam em poucos meses," diz.
A enfermeira diz que o teste está sendo executado no palmitense Juraci Pereira, que possui uma ferida na perna esquerda há 16 anos, devido a sua diabetes não cicatriza. "O curativo tradicional que era realizado em Juraci devia ser trocado todos os dias, já o curativo com carvão ativado pode permanecer de dois até sete dias na ferida," explica. O efeito de cicatrização é mais rápido na ferida e a equipe de saúde pode trocar o curativo em um período mais longo. O resultado, de acordo com a enfermeira, é mais economia para a secretaria de Saúde e melhor conforto para o paciente, que terá sua ferida finalmente fechada voltando assim a uma vida normal.
Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|
(49) 3647-9622 / (49) 9906-2127