Prefeitura de Palmitos encerra curso de Cuidadores de Idosos

Cerca de 40 pessoas encerraram, na sexta-feira (18), o curso de Cuidadores de Idosos promovido pela administração municipal por meio da secretaria de Assistência Social. O curso iniciou em agosto deste ano e capacitou os participantes, na prática e na teoria, sobre procedimentos adequados que gerem uma melhor qualidade de vida às pessoas da terceira idade com um quadro de saúde frágil. A entrega dos certificados foi efetuada pelo prefeito Norberto Paulo Gonzatti no auditório da prefeitura municipal.

A capacitação foi ministrada por uma equipe de multiprofissionais das áreas social e saúde (enfermeira, assistente social, psicóloga). As palestras e procedimentos práticos foram sobre primeiros socorros, nutrição, cuidados com medicamentos, prevenção de quedas, transtornos de humor e demais orientações sobre atitudes que podem prevenir o agravamento do estado de saúde da pessoa idosa. Temas como Estatuto do Idoso, a profissão de cuidador de idosos, a comunicação com o idoso e sua família, as rotinas no trabalho também estiveram em pauta.

O foco, de acordo com a secretária municipal Andreza Slomski, foi habilitar os participantes para prestação de assistência básica ao idoso no próprio ambiente doméstico. Andreza diz que o curso buscou atender a grande demanda de pessoas do município que procuram orientações voltadas aos cuidados à pessoa idosa. De acordo com ela, principalmente os familiares buscam suporte para saber como atender as necessidades dos idosos que apresentam problemas de saúde degenerativos, decorrentes da idade.

O prefeito Norberto Paulo Gonzatti destacou que a preocupação com a formação dos idosos pela prefeitura reflete a tendência mundial de aumento na população idosa. Hoje no Brasil as pessoas acima de 60 anos já representam 10% da população. "Suprir esta carência de profissionais é fundamental para proporcionar qualidade de vida aos idosos", disse.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|