Palmitos terá Supervisora Clínico-Institucional da Rede de Atenção Psicossocial, Álcool e outras Drogas

Foi realizado em Florianópolis Processo Seletivo Público para formação da Escola de Supervisores Clínico Institucionais da Rede de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas – Modalidade Capacitação, com verba do Governo Federal.

Dentre a lista dos 30 aprovados, a região do Extremo Oeste do Estado está representada por: Vinicius Ribeiro, Patrícia Facci, Robison Tronco e a Palmitense Farmacêutica do NASF (Núcleo de apoio a saúde da família) Ana Cristina Sangalli Biasi. O que contou, em grande parte, para que Ana fosse selecionada, foi sua experiência na rede pública de saúde.

Os selecionados irão participar de um Curso de Formação da Escola de Supervisores Clínico Institucionais da Rede de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas – Modalidade Capacitação, que se realizará em Florianópolis de 12 de Abril a 6 de Julho, com carga horária total de 56 horas.

Este curso visa proporcionar o desenvolvimento reflexivo e crítico para a atuação e desempenho do ofício de supervisor clínico-instituconal junto às equipes de saúde mental da rede de atenção psicossocial, álcool e outras drogas. Além disso, irá possibilitar a incorporação de conhecimentos, estratégias e metodologias de ação, que possam transmitir uma concepção de cuidados fundada na escuta, no acolhimento e no vínculo, tendo como protagonista o sujeito, numa perspectiva concreta que assegure os princípios do SUS na Reforma Psiquiátrica.

Todos os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) precisam ser supervisionados. Para Ana Sangalli, agora o município fica mais bem estruturado para dar suporte ao CAPS. O trabalho de supervisão consiste no acompanhamento do trabalho realizado nestes estabelecimentos, desde o atendimento, dando suporte aos profissionais. Este é um aprendizado contínuo, confirma Ana.

_________________________________________________________________

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos