Turmas do N.E.M Avelino Alves Triches visitam Hidrelétrica Foz do Chapecó

No dia 05 de julho os alunos da 8ª série e 6º ano do Ensino Fundamental do Núcleo Educacional Municipal Avelino Alves Triches realizaram uma visita com o intuito de conhecer o funcionamento da Hidrelétrica Foz do Chapecó, localizada entre os municípios de Águas de Chapecó – SC e Alpestre – RS. O projeto de visitação do local foi feito por Elizandra Casaril Zuffo – Professora de Ciências deste educandário e Claudia Renata Gugel – Assistente Técnico-Pedagógica.

A justificativa geral para a visitação foi a conscientização do não desperdício da água. Ademais a apostila utilizada pelos alunos trata de assuntos relacionados a este. No caso do 6º ano o assunto abordado em sala é a água e todos os processos que a envolvem, como seu ciclo, seu uso e principalmente a sua preservação. Na 8ª série estão sendo trabalhadas, na disciplina de Física, as diversas produções de energia e a visita proporcionou ver in loco como ocorre o processo, no caso da energia elétrica oriunda de barragens.

Como explica a professora Elizandra “estivemos visualizando a situação em que se encontra o Rio Uruguai, o lago artificial e os vertedouros existentes, num total de 15 e em seguida fizemos uma visita interna na hidrelétrica, na casa de força. Esta visita nos oportunizou visualizar o controle do sistema de gerenciamento de produção de energia elétrica realizado por técnicos e engenheiros, segundo eles durante 24h. Fomos até o andar onde se encontram os 4 eixos ligados às 4 turbinas, as quais, se acionadas em sua potência máxima, poderão produzir até 855 megawatts, sendo estes adicionados ao Sistema Interligado Nacional de produção de energia elétrica. No dia estavam em funcionamento 3 eixos, um com a turbina sendo movida pela água e os outro dois pelo ar comprimido.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella