Palmitos recebe homenagem da Alesc por administração dos recursos aplicados na merenda escolar

O prefeito de Palmitos, Norberto Paulo Gonzatti, recebeu na noite desta segunda-feira (8), da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), uma homenagem devido o município ter cumprido a Lei federal nº 11.947, de 2009, que determina que 30% da merenda escolar seja proveniente da agricultura familiar. O reconhecimento se deu a partir do levantamento realizado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com dados de 2010.  A sessão solene, que contou com a presença dos demais gestores municipais que cumpriram a lei, foi realizada na Alesc, em Florianópolis.

Conforme a Assembleia Legislativa, por meio do responsável pela indicação da homenagem, deputado estadual Dirceu Dresch, a implantação da política pública, contribui para o fortalecimento da agricultura do estado e representa 90% do lucro dos estabelecimentos agrícolas. Além disso, melhora a qualidade da alimentação de crianças e jovens catarinenses.

O prefeito Norberto Paulo Gonzzati, salientou que, atualmente, além dos 30%, o município de Palmitos é conveniado ao programa do governo federal Compra Antecipada Especial, que possibilita a aquisição de produtos da região através de uma cooperativa de pequenos agricultores. "Desta forma é possível incentivar práticas alimentares saudáveis dos alunos além de contribuir com a sustentabilidade das pequenas propriedades rurais," salientou o prefeito.

Merenda Escolar em Palmitos atende 1.026 estudantes

Os recursos direcionados para a merenda são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com contrapartida da prefeitura municipal. Até julho deste ano, o governo federal dispensou para Palmitos R$ 55 mil. Já a Prefeitura foi responsável pelo acrescimento de mais de R$ 100 mil.

Atualmente, a administração municipal é responsável pela compra, elaboração do cardápio, distribuição e supervisão da merenda escolar de 1.026 estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal. De acordo com a nutricionista da prefeitura, Nelise Carla Vidori, são servidas, ao todo, cerca de 1.590 refeições todos os dias, considerando as três refeições diárias dos Centros de Educação Infantil (CEIs), já que são em período integral, e uma dos Núcleos Educacionais Municipais (NEMs).

"A aquisição dos alimentos oferecidos atende aos padrões de qualidade nutricional. Entre os benefícios destes alimentos estão o alto valor nutricional, baixas taxas de gordura e produção sem aditivos químicos," explica a nutricionista. De acordo com ela, é realizada, sistematicamente, a supervisão nas unidades atendidas pela merenda escolar para certificar as condições do local, como estrutura e limpeza, armazenamento dos alimentos, data de validade dos mesmos, além da higiene e conduta das responsáveis pelo preparo. "Trabalhamos para que os recursos empreendidos na área sejam usados de maneira inteligente, para atingir, os valores nutricionais os quais uma criança necessita diariamente," conclui a nutricionista.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|