Homens aderem à Caminhada Azul em Palmitos

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações de combate ao câncer de próstata e à saúde do homem. O “Novembro Azul” integra a programação mundial para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção da doença. O mês ainda tem um reforço nessa luta: 17 de novembro foi o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.

Em Palmitos a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a “Caminhada Azul”. Conforme a coordenadora da campanha em Palmitos, bioquímica Gabriela Valdameri, “buscou-se neste dia chamar a atenção novamente à saúde do homem e à importância da atividade física no combate e prevenção de diversas doenças como hipertensão, obesidade, depressão, câncer, entre outras” explicou.

A caminhada foi acompanhada pelo professor de educação física Sandro Farias, que realizou alongamentos antes de iniciar o trajeto.  A Secretaria de Assistência Social Andreza Slomski declara que “a caminhada em grupo, aos domingos, já acontece há algum tempo em nosso município. Todos os domingos (em que não chove) nos reunimos às 17h00min, alongamos os músculos e caminhamos sob a orientação do professor Sandro. No dia 17 além do incentivo à atividade física em geral, apoiamos a campanha que trabalha a prevenção das doenças masculinas”declara Andreza.

Além da caminhada, numa parceria com ROTARACT e ROTARY alguns brinquedos foram disponibilizados para crianças e também foi realizada aferição de pressão arterial a quem necessitasse.

A Secretária Municipal de Saúde Tânia Henchen alerta que em menos de 30 anos, a taxa de mortalidade dos homens brasileiros por câncer de próstata aumentou mais de 95%, “com dados tão alarmantes, foi muito bom ver vários homens aderindo, incorporando à campanha e disseminando a ideia da prevenção”.

Todo o mês de novembro está marcado pela campanha Novembro Azul, conscientizando os homens a tomarem os devidos cuidados e precauções contra o câncer de próstata. O cronograma se encerra no dia 27, com palestra com o Urologista Leandro Viecelli, às 20h00min no auditório da Prefeitura.

Conforme dados do Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com número de mortes superior a 12 mil registros. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e decidida após as definições dos riscos e benefícios do tratamento com o médico. Lembre-se: saúde também é coisa de homem!

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos