Palmitos implanta programa Porteira Adentro

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Palmitos aderiu ao programa Porteira Adentro. Este projeto visa atender aos produtores rurais com melhorias na propriedade.

O decreto nº 22/2015 foi assinado no dia 27 de fevereiro, em reunião no Auditório da Educação, na prefeitura, com a presença do prefeito Norberto Gonzatti, do secretário de agricultura Luiz Antônio Cavalleri, dos membros do Conselho Municipal de Agricultura e dos produtores rurais do município.

O decreto regulamentou a lei nº 3.827/2014, de 04 de dezembro de 2014, que tem como objetivos específicos: realização de nivelamento e acabamentos de terraplenagem; abertura, conservação, drenagem e revestimento de estradas de acesso e dentro das propriedades rurais; abertura e manutenção de estradas de acesso a unidades produtoras de aves, suínos, leite e outros sistemas de integração; manutenção e reforma de pátio em torno das benfeitorias rurais; transporte de cascalho, materiais pétreos e similares; realização de aterros, serviços de limpeza, abertura de valas e outros serviços que cumpram os objetivos do programa.

O prefeito Norberto explicou que o programa é gratuito e foi implantado “para incentivar os agricultores, residentes no campo, sendo vedada a oferta de qualquer forma de pagamento. Como contrapartida, o beneficiário deverá doar ao município tubos, cascalho, pedra britada, cimento, areia e outros materiais para a consecução do benefício pleiteado, bem como, manter limpa, não plantar e não obstruir de qualquer forma a área de domínio lindeira à estrada rural de sua propriedade, não impedindo, não colocando embaraços, obstruindo desaguadores e curvas de níveis das estradas municipais. Também deve executar periodicamente corte e roçada nas áreas limítrofes às vias de acesso às estradas e não impedir a realização de serviços de manutenção e conservação pelo município; providenciar às suas exclusivas custas a retirada e a realocação, caso necessário, de cercas e quaisquer obstáculos para a realização dos trabalhos da municipalidade.” afirmou o prefeito. Objetivando o controle na execução do programa, o município foi subdividido em três regiões e subdividido em 27 microrregiões: região norte, leste e sul.

A Secretaria de Agricultura vai fornecer equipes de trabalho e o DMER, o maquinário necessário, como niveladora, rolo, caminhão e retroescavadeira. De acordo com o secretário Luiz Antônio Cavalleri será feita uma reunião com os proprietários de cada microrregião para estabelecer as necessidades que são viáveis. “Cada produtor inscrito terá direito a 04 horas de trabalho das máquinas da equipe de trabalho em sua propriedade. Os serviços solicitados serão executados mediante o cadastramento nas Reuniões de Agendamento e Inscrição, que serão realizadas nas Microrregiões. Este trabalho será demorado, até que se atenda todas as propriedades, mas acreditamos no programa e sua possibilidade de execução” afirmou o secretário Cavalleri.

Os atendimentos obedecerão à ordem de sorteio das regiões em seguida ordem de sorteio das microrregiões e serão organizadas pelo(s) coordenador (es) do Programa Porteira Adentro nomeado(s) pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. As microrregiões contempladas serão representadas pelos respectivos agricultores residentes na Comunidade.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação