População de Palmitos aplaude de pé apresentação da Orquestra Camerata Florianópolis

Na noite de 16 de abril, Palmitos recebeu no Clube Mocrepal a grandiosa Orquestra Camerata de Florianópolis. No Oeste Catarinense, Palmitos foi o único município contemplado com esta apresentação, que faz parte da turnê Sul Brasileira, iniciada em março de 2013.

O Vice-Prefeito José Roberto Gomes fez as saudações iniciais a um público de aproximadamente 350 pessoas e falou das ininterruptas atividades deste grupo, que são de grande valor artístico para o desenvolvimento da cultura de nosso Estado.

Foi apresentado “Tributo à Música Brasileira”, com belíssimas e eternas canções como Brasileirinho (Waldir Azevedo), Carinhoso (Pixinguinha/Braguinha), Como Nossos Pais (Belchior) e Maria, Maria (Fernando Brant). O espetáculo contou com 15 interpretações, “com arranjos exclusivos e excelente performance artística” declarou a Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Palmitos, Darlise Vaccarin Fadani.

O Maestro Jeferson Della Rocca, oriundo de São Carlos, explicou que o grupo ensaia diariamente e que todos os componentes são músicos profissionais, extremamente comprometidos com a música, sendo que estão em sua 20ª Temporada de Concertos.

A Diretora de Cultura de Palmitos, Gilvane Dessanti, foi a intermediadora do processo de vinda da Orquestra a Palmitos, e comentou estar muito contente pela maravilhosa apresentação, que foi emocionante, sincronizada, cativante e que prendeu o público.

Camerata

Camerata é um grupo musical seleto se especializa em executar composições de gênero específico, ou a chamada música de câmara (camerata de violões; camerata de flautas).

Camerata Florianópolis

Considerada uma das principais orquestras do Sul do Brasil, a Camerata Florianópolis desenvolve apresentações públicas em teatros e comunidades de Florianópolis, bem como concertos didáticos e turnês pelo interior do estado de Santa Catarina. Realizou em 2005, com grande sucesso de público e de crítica, uma turnê por cidades da Alemanha, França e Espanha.

Foi fundada em 1994, pelo maestro Jeferson Della Rocca e desde 1998, conta com a produção executiva de Maria Elita Pereira. A orquestra mantém um intenso trabalho voltado ao resgate de composições inéditas de autores catarinenses, valorização de solistas locais e da Música Popular Brasileira, bem como uma efetiva democratização do acesso a concertos musicais, através da promoção constante de concertos gratuitos ou a preços populares.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação