4º Seminário Regional sobre saúde e vida de qualidade no meio rural é realizado em Palmitos
No dia 17 de setembro, no Salão da Comunidade de Santa Lúcia, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI realizou com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Saúde e Grupos de Hortos Medicinais de Palmitos, O “4º Seminário Regional sobre Saúde e Vida de Qualidade no Meio Rural”, projeto – SC Rural- Cooperação para o desenvolvimento rural, Microbacias 3.
Muitas autoridades participaram do evento, como o prefeito Norberto Paulo Gonzatti, o técnico extensionista rural da Epagri, Neri Otto, o secretário de agricultura Luiz Antônio Cavalleri, a secretária de saúde Tânia Henchen, o gerente regional da EPAGRI, Mircon Frühauf, O Secretário de Desenvolvimento Regional Élio Godói, a vereadora Lorcei Orsolin Pfeifer, o secretártio regional de agricultura, Claudemir Camargo, bem como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Itamar Fachinetto. Compareceram ainda visitantes da Linha Central, Linha Santa Terezinha, Linha da Gruta e dos municípios de São Carlos, Pinhalzinho, Cunhataí e Riqueza.
O secretário de agricultura Luiz Antônio Cavalleri explicou que este seminário nasceu do trabalho com plantas medicinais em 2010, nos municípios de Caibi, Cunhataí e São Carlos, e vem reunindo cada vez mais adeptos nas regiões de Palmitos e São Miguel do Oeste, nas questões saudáveis de alimentação.
O 4º seminário tem por objetivo reunir interessados em discutir sobre a qualidade de vida e da saúde que existe hoje nas residências rurais, com foco na produção local de qualidade. O objetivo é capacitar e valorizar o trabalhador rural enquanto agente transformador de seu meio, capaz de intervir na sua realidade e de fortalecer vínculos e cooperar.
O prefeito Norberto Paulo Gonzatti argumentou que, para atuar na questão de vida saudável e qualidade de vida é preciso aprimorar noções de educação ambiental, saúde, saneamento básico, convivência social e economia de subsistência. Também estimular atividades de conservação do patrimônio, visando à sustentabilidade, o manejo e organização da propriedade.
A boa nutrição exerce papel importante na prevenção e na redução dos riscos de doenças crônicas não transmissíveis, como: diabetes mellitus, obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias, câncer e outros coadjuvantes, como tabagismo, consumo de álcool e excesso de gorduras saturadas, aliadas ao baixo consumo de frutas e vegetais.
Não existe “alimento mágico” capaz de garantir, sozinho, a manutenção da saúde, informou a secretária de saúde Tânia Henchen. Ao planejamento de dietas saudáveis deve se incorporar o conceito de escolha inteligente, ou seja, escolher alimentos de fácil preparação, de baixo custo, com baixo teor de gorduras saturadas e açúcares e ricos em fibras, o que deve fazer parte do hábito familiar.
A alimentação deve ser colorida e variada, contendo alimentos de todos os grupos – carnes, lacticínios, doces, grãos, frutas e vegetais. A palavra de ordem é moderação. Deve-se estimular o consumo de alimentos regionais e locais, valorizando a cultura com alimentos mais nutritivos e com mais sabor. Alimentação saudável é entendida como aquela que faz bem, promove a saúde e deve ser orientada desde a infância até a idade adulta.
Durante o dia as atividades foram norteadas por palestras. A 1º palestra do dia foi realizada pela enfermeira da Secretaria de Saúde, Janice Pohl, que falou sobre a “Saúde em Palmitos”. A 2ª palestra foi proferida pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Fernanda Otto e Simone Guzzon, que apresentaram o tema: “alimentos locais, benefícios para a saúde”.
Após o engenheiro agrônomo e pesquisador da EPAGRI/CEPAF, Leandro do Prado Wildner, abordou o tema: “água, meio ambiente e alimentação”. Na sequência houve uma pausa para o almoço e os trabalhos retornaram a uma e meia da tarde, com a palestra “mulheres e plantas medicinais”, ofertada pela pedagoga e extensionista social da EPAGRI de Itapiranga, Alésia Ghesing. Depois desta palestra os presentes foram convidados a prestigiar a mostra de trabalhos locais e troca de sementes e mudas.
Ediane Zanella
Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação
MTB/SC 0004865
(49)3647-2391