Palestra sobre câncer é promovida por secretaria de saúde de Palmitos e conta com grande público

Na terça-feira, dia 16 de setembro a Secretaria de Saúde de Palmitos promoveu, junto do paciente oncológico Irineu Valdameri, uma palestra sobre as causas, consequências, direitos do paciente, convivência e hábitos relacionados ao câncer, proferida pela médica oncologista Márcia Kotz, de Chapecó.

Irineu Valdameri teve a iniciativa porque acredita que as pessoas precisam saber como evitar alguns hábitos para melhorar o estilo de vida. A secretária de saúde Tânia Henchen abriu o evento agradecendo ao grande público que atendeu a este chamado e se preocupou em saber mais sobre este assunto tão sério, preocupante e que tem muitos casos em nosso município.

O prefeito Norberto Gonzatti afirmou que o evento tem o objetivo de mostrar para a comunidade que é possível melhorar nosso estilo de vida, e a secretaria de saúde é o elo entre a informação de qualidade e a população. Momentos como este são muito importantes e é preciso parar às vezes e refletir sobre assuntos que nos aproximem do câncer.

Durante sua fala a oncologista debateu muitos assuntos. Dentre eles, falou da necessidade de autoconhecimento, e de estar em alerta frente a sinais, porque o diagnóstico precoce sempre é primordial para um tratamento eficaz. “Não sabemos exatamente o que causa cada e todos os tipos de câncer. Entretanto existem dois fatores de risco que precisam ser evitados ao máximo: tabagismo e exposição ao sol. Se nossa população se protegesse destes dois fatores, teríamos 30% menos casos de câncer de pele e relacionados ao fumo” explicou Márcia.

A médica também comentou sobre a diferença entre os tumores benignos e malignos, e as formas com que se desenvolvem. Também foi abordado o câncer de pele, a importância do protetor solar, principalmente em nossa região que tem falhas na camada de ozônio. O câncer de próstata, intestino, mama e colo do útero também foram citados.

Dentre as informações, a médica trouxe dados sobre os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros. Existe um índice do Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, que faz uma projeção da doença. Para 2014 estão previstos 600 mil novos casos de câncer no Brasil, sendo os mais comuns de próstata e de mama, o que faz o câncer ser a segunda doença que mais mata em nosso país.

De acordo com informações do INCA a região Sul é a de maior incidência de câncer de pele no Brasil e Santa Catarina tem um índice elevado da doença. “Por isso, caso apareça um novo sinal na pele ou mudança de cor, formato, densidade e sangramento em sinais ou pintas já existentes, é necessário fazer uma consulta” informou a médica.

Márcia declarou que palestras e momentos de troca de informações são armas muito poderosas frente ao câncer, porque as pessoas precisam de exemplos, de dados concretos para saber quão perigosa e devastadora é esta doença, mas que tem como ser revertida, se descoberta cedo.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação