Ciclo de palestras sobre sexualidade é realizado em Palmitos

De 13 a 16 de fevereiro a Secretaria de Assistência Social de Palmitos em parceria com a MEUC – Missão Evangélica União Cristã, realizou um ciclo de palestras com o tema “Sexo: presente e responsabilidade”.

Foram realizadas sete palestras com assuntos específicos dentro do tema geral. Quatro encontros aconteceram no Centro de Idosos Esperança, um na Igreja MEUC e outros dois no Núcleo Educacional Municipal Ida Hilda Casela Vidori.

A palestrante Ginecologista Longina Mandryk da Cunha abordou diferentes assuntos dentro do tema da sexualidade, como a forma de conversar com os filhos, o prazer no casamento e a sexualidade enquanto riqueza e fragilidade.

A Secretária de Assistência Social Andreza Slomski explica que em nossa sociedade, o espaço familiar é onde ocorre com mais frequência a violência sexual. Segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, 38,2% dos agressores homofóbicos são da própria família. “Por isso precisamos introduzir nas reflexões sobre a infância e adolescência um conceito que, apesar de polêmico e visto ainda como tabu, é fundamental: o da liberdade sexual” declara Andreza.

Para que haja liberdade é preciso que se excluam formas de coerção, exploração, abuso e de qualquer forma de discriminação. Essa transformação de paradigma é revolucionária, pois em nossa sociedade a sexualidade é diretamente ligada ao controle e à violência. Construir uma compreensão da sexualidade que não se distingue da liberdade é abalar as estruturas de opressão da nossa sociedade, por isso é urgente que o façamos.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Palmitos