Palmitenses participam do XIII Congresso Catarinense de Municípios

 O prefeito de Palmitos Norberto Paulo Gonzatti, acompanhado do secretário municipal de administração, finanças e planejamento, Paulino Parisotto, da assessora de planejamento Andréia Schenatto e da responsável pelas licitações, Andressa Triaca, esteve em Florianópolis nos dias 18, 19 e 20 de março, para o XIII Congresso Catarinense de Municípios e XI ExpoFECAM.

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e técnicos municipais dos 295 municípios do de Santa Catarina estiveram reunidos no evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e Associações de Municípios de Santa Catarina. O prefeito Norberto destacou que foram três dias de muito aprendizado, sugestões, reclamações, discussões, reivindicações e aprovação. “Ampliamos nosso conhecimento, fizemos comparativos e aprendemos muito” destacou.

Com o tema “Agenda de Revisão Constitucional do Sistema Federativo: Reforma do Sistema Político, do Sistema Tributário e Reforma Administrativa”, o congresso tratou principalmente da necessidade de reforma no atual modelo de governo, da concentração de receitas na União, dos novos os modelos de gestão municipal e demonstrou experiências exitosas de alguns municípios.

Dois dos principais objetivos do maior evento municipalista de Santa Catarina foram: captar mais recursos para os municípios e discutir a queda nas receitas municipais, visando atender as demandas sociais e as politicas públicas. O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, defendeu o Pacto Federativo e destacou que a União tem que abrir mão de algumas receitas para devolvê-las aos estados e aos municípios.

O governador Raimundo Colombo demonstrou interesse em fazer a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2) ainda este ano e frisou a importância das manifestações em todo o Brasil, que ocorreram no último dia 15, e disse que a previsão do governo é investir R$ 3,5 bilhões este ano, como forma de enfrentamento a crise.

O encerramento se deu com a apresentação da Carta Municipalista produto dos 295 municípios catarinenses que defende: Unificação das Eleições no Brasil e outras lutas da reforma política com a seguinte posição: reforma política com a unificação dos mandatos para 2018; coincidência das eleições; duração dos mandatos; proibição de financiamentos empresarial; coligações eleitorais; paridade de gênero; reforma tributária entre outros assuntos correlacionados. 

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação

MTB/SC 0004865

(49)3647-2391