Inauguração de Mini-Indústria de suco de uva em Palmitos

Na noite de 28 de fevereiro foi inaugurada a primeira Mini-Indústria de Suco de Uva de Palmitos. O evento aconteceu na Rua Gertrud Resener, nº 15, próximo ao CEI Lourdes Sana Steffens e fez parte da programação alusiva ao aniversário de Palmitos: 60 anos de Emancipação Político-Administrativa e 88 anos de Colonização.

Palmitos é a Capital Catarinense do vinho colonial. O reconhecimento se dá através da Lei Estadual nº 14.997, de dezembro de 2009. A concretização desta Mini-Indústria é fruto de uma parceria realizada entre o município de Palmitos e a Cooperativa Coloniale – Cooperativa dos Pequenos Agricultores e Agroindústrias de Palmitos.

O objetivo, explica o Presidente Luiz Antônio Cavalleri “é dar o devido suporte aos agricultores, cooperativas e agroindústrias, fornecendo condições à fabricação de suco, oferecendo ao consumidor, por meio dos mercados e também na merenda escolar, um produto local e de qualidade”.

O Prefeito Norberto Paulo Gonzatti esclareceu que “o investimento foi realizado com recursos da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca/Governo do Estado, através de emenda do Deputado Federal e Secretário João Rodrigues, por intermédio da SDR de Palmitos e com contrapartida do Município”.

A empresa vencedora da licitação foi Japa Componentes Ltda, de Garibaldi – RS, responsável pelo transporte das máquinas, implementos, instalação e testes. A fábrica compreende:

• aquecedor de água com queimador a diesel capacidade de 150.000 kcal/h.

• desengacadeira de uva em aço inox cap. 3.000 kg/h.

• tanque em aço inox cap. 50 litros.

• tanque em aço inox cap. 3.250 litros.

• tanque pulmão em aço cap. 2.000 litros.

• trocador de calor desmontável cap 1.500 litros/h.

• enchedora rotativa automática de líquidos 08 válvulas. Para envase em embalagem de 500ml, 1000ml e 1500ml, com rosqueador pneumático.

No local será fabricado suco integral de uva, com processo de moeção, pasteurização e engarrafamento. Os sócios da Coloniale que trabalham com uva, irão produzir e fornecer matéria-prima para a indústria. Neste primeiro ano está sendo produzido aproximadamente 8 mil litros de suco.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Palmitos