Comissão para amenizar enchentes no Balneário Ilha Redonda é formada

Cerca de 50 pessoas participaram, neste domingo (18), de uma reunião no salão comunitário do Balneário Ilha Redonda para tratar sobre as recorrentes enchentes que assolaram Palmitos nos últimos meses prejudicando, principalmente, o balneário, mais importante ponto turístico de Palmitos. O evento, promovido pela administração municipal, por meio da secretaria de Turismo e setor jurídico, reuniu moradores, empresários, membro da comissão da Defesa Civil, pescadores e veranistas proprietários de imóveis na localidade que definiram sobre a criação de uma comissão responsável pela elaboração de medidas que possibilitem a redução de cheias.

A comissão é formada por representantes da AMBIR; AARUP; advogados; representante do Balneário, pescadores; do Conselho do Turismo; da Defesa Civil; moradores, e do poder público municipal. De acordo com a secretária Márcia Rejâne Hirsch, o intuito da comissão é buscar subsídios para a elaboração e apresentação de um projeto de contenção de cheias do Rio Uruguai, específico para o Balneário Ilha Redonda. "Sabemos que não é possível mudar o curso do Rio ou o fenômeno natural das cheias, mas, ações devem ser tomadas envolvendo poder público, sociedade civil organizada e todos atingidos direta ou indiretamente para evitar maiores danos sociais e econômicos ao município," salientou.

O prefeito Norberto Paulo Gonzatti colocou a administração municipal mais uma vez à disposição dos atingidos e disse que a comissão será fundamental para que, pelo menos, se amenize a situação dos alagamentos.

No encontro os participantes acompanharam, ainda, um vídeo com imagens das duas últimas enchentes, ruas e casas alagadas e o deslizamento de barrancos. Somente em 2011 o Balneário Ilha Redonda foi atingindo por cinco cheias. Nas últimas duas, que ocorreram em um intervalo de apenas 10 dias, o Rio Uruguai subiu mais de 10 metros acima de seu nível normal, chegando a casas e as principais ruas do Balneário.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|