Núcleo Educacional Municipal Aluino Knapp

O NEMAK (Núcleo Educacional Municipal Aluíno Knapp), situado no Distrito de Diamantina, região norte do município de Palmitos que atende neste ano de 2010 duas turmas de Educação Infantil. A turma do Jardim de (04 anos) possui 16 alunos, e a  professora desta turma é Márcia Dalmolin. A turma do Pré de (05 anos) também com 16 alunos tem como professora Gessi de Oliveira. Também a professora de Educação Física Paula Garcia,ministra aulas 03vezes por semana com essas turmas.  As crianças atendidas na Educação Infantil deste educandário são todas filhos de agricultores oriundos das comunidades da região norte como: Lª Cachoeira, Lª Central, Lª Fogão, Lª Lambari, Lª Pinhalzinho, Lª Planalto, LªProgresso,  Lª São Domingos, Lª São Miguel e Distrito de Diamantina. No Jardim e Pré escolar são desenvolvidas atividades maravilhosas com as crianças dentre as quais podemos citar: brincadeiras diversas, jogos de montagem, quebra cabeça, jogos de bola,.brincar na areia, na praça que fica na escola; também desenhos, pinturas com tinta guache, colagens dentre tantos outros trabalhos,afim de despertar nas crianças  a importância dos  seus primeiros traços. Pensamos que quando a criança é inserida na educação infantil ela está incluída num processo participativo, coletivo e se descobre como um ser político. A medida que a criança participa, critica, opina, escolhe, assume e age é capaz de tomar pequenas decisões. Estar em permanente relação com o outro faz com que  indivíduo se conhece e compreende melhor o mundo.  Percebemos que nas primeiras semanas de aula(fevereiro), a adaptação das crianças foi um tanto difícil. Houve choro e muitas não quiseram ficar longe de seus pais. Com o passar dos dias e com o trabalho de acolhimento desenvolvido pelas professoras e equipe pedagógica as crianças se integraram à escola. Hoje  já passados quase 03 meses de aula, sente-se que as crianças estão integradas e vem para a escola com alegria, inclusive não querem perder nenhum dia de aula por qualquer motivo.