CINEMÓVEL esteve em Palmitos

 

Conexão Cultural Tigre/ICRH traz cinema gratuito a Palmitos

 Município abre o roteiro catarinense do projeto de inclusão cultural que permite a quem nunca pisou numa sala de cinema, assistir, de graça, grandes produções do cinema.  

Nos dias 13 e 14 de agosto, Palmitos recebeu o projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel, que vai levar a magia da sétima arte a quem não têm acesso às salas convencionais. Os moradores do município tiveram  a oportunidade de assistir, gratuitamente, a grandes produções cinematográficas nacionais exibidas num caminhão-cinema. As sessões aconteceram na Praça Carlos Culmey, em vários horários.

O Conexão Cultural Tigre/ICRH é um projeto que existe desde 2008. Idealizado pelo Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e patrocinado pela Tigre, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, tem o objetivo de levar cultura, arte e entretenimento a diversos cantos do País. Em três edições já rodou mais de 30 mil quilômetros, com mais de 300 apresentações e um público de 150 mil pessoas. "O Conexão cumpre uma importante função social ao difundir informação e conhecimento para as cidades mais distantes, descentralizando o acesso à cultura", diz Felipe Hansen, Instituto Carlos Roberto Hansen.

Produzido pela Magma Cultura, o Cinemóvel atrai grande platéia por onde passa. As sessões acontecem em uma moderna sala de cinema estruturada no interior do caminhão, que oferece todo o conforto para os espectadores. São 32 acomodações (duas para cadeirantes), tela de 120 polegadas, som digital de alta qualidade, iluminação especial, climatização, isolamento acústico e térmico e rampa de acesso para portadores de deficiência. Na programação, filmes como Dois Filhos de Francisco, Se Eu Fosse Você 2, O Menino da Porteira, Castelo Rá-Tim-Bum, O Auto da Compadecida, O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, O Guerreiro Didi e a Ninja Lili, High School Musical – O Desafio, O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, À Deriva, Chega de Saudade, Polaróides Urbanas e Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo, exibidos de acordo com a faixa etária do público. "Todas as sessões foram  gratuitas e qualquer pessoa pode participar, mas tivemos o cuidado de convidar, primeiramente, as crianças e jovens que estudam em escolas públicas do município", explica Armando Appel, coordenador do evento.

No roteiro catarinense ainda estão Concórdia, Herval d'Oeste, Videira, Ituporanga, Blumenau, São João Batista e Joinville. Depois de Santa Catarina, o Cinemóvel segue para Paraná, São Paulo e Minas Gerais, fechando o circuito pelo Nordeste. Antes, o Cinemóvel passou pelo interior do Rio Grande do Sul. Ao todo, estão programadas em torno de 400 sessões em 30 cidades, ou quase 90 dias de circuito.

Para auxiliar na instalação do caminhão na cidade e organizar as sessões, o projeto conta com o apoio local da Secretaria de Cultura. Quem quiser assistir aos filmes do Conexão Cultural Tigre/ ICRH – Cinemóvel deve entrar em contato com a entidade e agendar previamente o horário com o responsável no município.