Estações de tratamento de água de Palmitos colocam Palmitos como exemplo em Santa Catarina

O município de Palmitos foi representando, na última semana, em um grande evento da agricultura do Estado. Na quinta-feira (4), e sexta-feira (5), o secretário de Agricultura Hermes Franciscatto, participou, em Pomerode, do 5º Seminário Estadual de Agricultura que reuniu gestores da área de aproximadamente 200 municípios de Santa Catarina. O objetivo do evento foi discutir e analisar os problemas da agropecuária catarinense, propor soluções e comprometer os governantes com a agricultura familiar.

Além de palestras relacionadas aos pequenos agricultores, a programação contou com a apresentação de quatro experiências bem sucedidas no meio rural advindas da agricultura familiar em Santa Catarina. Entre elas, a implantação de Estações de Tratamento e Distribuição de Água (ETA´s) de Palmitos que, atualmente, conta com cinco estações instaladas, quatro em sistema de cooperativa e uma particular. A captação de água é feita dos rios Uruguai e Barra Grande.

Durante o Seminário foi formalizada, ainda, uma carta com as principais reivindicações dos participantes para ser encaminhada aos órgãos competentes do Estado de Santa Catarina e da União. O Seminário foi organizado pelo Conselho dos Secretários de Agricultura de Santa Catarina (CONSASC), um órgão de integração de assessoramento aos municípios em assuntos da agricultura, pecuária, meio ambiente, abastecimento e agroindústria.

Água potável em 85% do território rural de Palmitos

A apresentação ETAs, e todo o desenvolvimento do modelo, foi feita pelo secretário de Agricultura, e pelo técnico agrícola Valmor Erthel. Além da explanação das já existentes, os gestores colocaram sobre a nova estação de tratamento de água que será construída na região Leste do município. Com a nova ETA, que captará água do rio Barra Grande, o secretário de agricultura diz que mais de 85% do território rural de Palmitos será abastecido com água potável. De acordo com o secretário, ao todo, serão cerca de 750 famílias do meio rural que serão beneficiadas.

"Os períodos de estiagem sempre foram um grave problema em nosso município e a secretaria de Agricultura chegou distribuir 180 mil litros de água por dia nos períodos mais críticos. As estações de tratamento irão suprir esta carência das famílias rurais, que sofrem com a falta de água para consumo e para atividades de subsistência," disse o secretário.