Avaliação nutricional feita pela SMS mostra que palmitenses podem estar acima do peso

Uma avaliação nutricional, feita pela secretaria municipal de Saúde (SMS) de Palmitos com uma parcela da comunidade palmitense, mostra que 58% está acima do peso, o que pode levar a um risco 2,9 vezes maior de desenvolver diabetes e outras doenças do que aqueles com peso adequado.  O levantamento levou em consideração as pessoas que participaram das atividades do Dia Mundial do Diabetes, realizado dia 11 de novembro na Praça Carlos Culmay, através da verificação do peso e altura (índice de massa corporal) e ainda circunferência da cintura.

A avaliação aponta ainda que, com relação à circunferência da cintura, 67% das pessoas estão com esta medida além do recomendado, que é de 80 cm para as mulheres e 94 cm para os homens. "Isto significa um risco maior para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e associadas com a obesidade," alerta a nutricionista da SMS de Palmitos, Cristiane Holz.

A nutricionista acrescenta que o excesso de peso pode contribuir para o aparecimento de diversos problemas e complicações para a saúde como artrose, dores na região lombar (costas), dificuldades respiratórias (falta de ar), litíase biliar (pedra na vesícula), além de aumentar o risco de doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, dislipidemias (colesterol e triglicerídeos elevados) e tendo associação com alguns tipos de câncer, como de cólon, reto, próstata, mama, ovário e de endométrio, prejudicando a saúde e a qualidade de vida.

A atividade de avaliação foi coordenada pela nutricionista da secretaria municipal de Saúde de Palmitos Cristiane Holz, e contou com a colaboração de acadêmicas de nutrição da Unochapecó e nutricionista da secretaria municipal de educação Nelise Vidori.