Pólo da UAB em Palmitos inicia mais um curso de pós-graduação

Foi realizada na noite desta segunda-feira (22), no auditório da prefeitura municipal, a aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu, em Ensino de Ciências, ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a prefeitura municipal de Palmitos. Além dos estudantes, participaram no evento, representantes do IFSC e UAB, por meio de web conferência, e autoridades municipais.

O curso de pós-graduação tem como público alvo professores do Ensino Fundamental e Médio, e tem disciplinas de Biologia, Física, Matemática e Química. A coordenadora do pólo, Marlise Eloi Bugs, explicou que, como o curso é semipresencial, uma parte da informação e dos conhecimentos construídos pelo aluno será desenvolvida à distância e outra, que envolve atividades e avaliações específicas, será realizada em encontros presenciais nas segundas-feiras. Serão 18 meses, 510 horas com conteúdo e atividades, mais 60 horas com elaboração e apresentação da monografia.

Na abertura, o prefeito Norberto Paulo Gonzatti, desejou boas-vindas aos novos estudantes e disse que, com a implantação do Pólo UAB em Palmitos a área da educação e tecnologia avançou muito no município. De acordo com ele, a UAB é um espaço, em Palmitos, onde as pessoas podem estudar, se qualificar e se profissionalizar. A secretária de educação, Lenemar Fraporti, lembrou que o programa possibilita a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito. O vice-prefeito de Palmitos, José Roberto Gomes também falou sobre a importância da instituição de ensino para o município.

UAB Palmitos

A UAB é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação.  Os pólos de apoio presencial são criados e mantidos pelos municípios e estados, e cada pólo pode receber cursos a distância de diferentes instituições, permitindo atender a todo o território nacional.

A lei que institui Pólo da UAB no município de Palmitos foi criada em dezembro de 2008, e o pólo passou operar a partir de 2009. A instituição tem como mantedora a administração municipal e funciona no prédio em anexo a prefeitura. Até agora, mais de 130 pessoas já receberam diplomas de capacitação ou pós-graduação através do pólo da UAB em Palmitos.

Além da pós-graduação que iniciou nesta segunda-feira, foram desenvolvidos no pólo de Palmitos os seguintes cursos: de Educação para a Diversidade e Cidadania, realizado em 2009, como forma de capacitação para professores; curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, que encerra em dezembro deste ano, com 36 formandos; e o curso que iniciara nos dias 26 e 27 de agosto, de especialização em gestão Ambiental de Municípios, com 50 alunos inscritos.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|