Inaugurada quinta Estação de Tratamento e Distribuição de Água de Palmitos

Mais 145 famílias da área rural do município contam com água potável tratada. No sábado (27) foi inaugurada, na Linha Passarinhos, a Estação de Tratamento e Distribuição de Água (ETA) da Cooperativa Vale do Rio Uruguai. A solenidade, que foi realizada foi realizada na Estação e no salão comunitário da Linha São Brás, teve a presença de autoridades, associados e comunidade. A quinta ETA instalada no município passou a operar já no dia 22 de agosto, e beneficiará famílias da região Oeste do município. O empreendimento foi construído com recursos dos cooperados, com contribuição dos governos municipal, estadual e Casan.

A construção da ETA iniciou em 2010, como forma de suprir a necessidade de abastecimento com água potável de famílias de 13 comunidades da região. A ETA possui capacidade de 30 mil litros água/hora, é composta por 16 caixas de reservação (com disposição para 280 mil litros de água), sete caixas de operação e possui um total de 76 quilômetros de rede de abastecimento. São 145 famílias atendias com água potável e tratada, captada do Rio Uruguai. Além do apoio burocrático, a administração foi responsável pela abertura das valas e pelo repasse de R$ 205,7 mil, através da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com contrapartida da prefeitura através da secretaria de Agricultura.

"Para nós é um benefício e uma garantia que não faltará água, tanto para consumo humano tanto para nossas atividades agrícolas," salientou Ana Genezini Trevisol, associada à Cooperativa Vale do Rio Uruguai. O prefeito Norberto Paulo Gonzatti lembrou que a região beneficiada possui grande potencial para o agronegócio, com empresas rurais das áreas de avicultura, suinocultura, leite, além da produção de grãos. "Água tratada é uma condição básica, que significa saúde e qualidade de vida," afirmou o prefeito. Gonzatti salientou ainda que agora o compromisso da administração é garantir a implantação da estação de tratamento na região Leste, através do PAC Funasa, que permitirá o abastecimento com água tratada para 500 famílias daquela região.

O evento de inauguração contou ainda com a presença do secretário municipal de Agricultura, Hemes Franciscatto, deputados federal Valdir Colatto e estadual Mauro de Nadal, representantes da Casan, Nilso Masiesq, do governo do estado, Valdir Mallmann, vereadores, associados e comunidade.

Estações de Tratamento e Distribuição de Água de Palmitos

Atualmente, Palmitos possui cinco estações de tratamento e distribuição de água instaladas, quatro em sistema de cooperativa e uma particular. A captação da água é feita dos rios Uruguai e Barra Grande. Todos os projetos tiveram o apoio da administração municipal por meio dos profissionais da secretaria de Agricultura. O secretário da pasta, Hermes Franciscatto, diz que, além de contribuição financeira, o governo municipal apóia com abertura de valas, elaboração dos projetos, estruturação das cooperativas e demais encaminhamentos burocráticos.

Franciscatto lembra que a sexta ETA que será em Palmitos, na região Leste do município, está em fase inicial. O sistema também será em forma de cooperativa e deverá ser o maior desenvolvido, até agora. Serão 244 quilômetros de rede, 23 comunidades atendidas e 500 famílias que receberão água tratada, em casa. A água será captada do rio Uruguai.

Após a instalação e funcionamento das seis estações de tratamento, o município terá 85% de sua área rural abastecida com água potável e tratada. As estações beneficiarão diretamente, cerca de 750 famílias rurais.