Secretaria de Saúde de Palmitos promove ações conscientização no Dia Nacional de Combate ao Fumo
Nesta segunda-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para conscientizar a comunidade sobre os prejuízos causados pelo uso do cigarro, a secretaria municipal de Saúde (SMS) de Palmitos promoveu, durante este dia, ações de divulgação à comunidade. Informações na mídia e nas escolas estão entre as principais atividades desenvolvidas.
A enfermeira da secretaria de Saúde, Franciole Mallmann, diz que o importante é alertar crianças, adolescentes, jovens e população em geral sobre os malefícios, a dependência e as consequências que o uso do cigarro causa, e incentivar o não consumo destes produtos. "O foco das mensagens é voltado para estimular a não experimentação dos produtos derivados do tabaco, a cessação de fumar e proteção do não fumante da poluição tabagística ambiental", diz.
Projeto controle de tabaco
E para dar maior importância aos cuidados com o uso do tabaco, seus malefícios e consequências à saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmitos implantou, em abril deste ano, o projeto de Controle do Tabaco, coordenado pela psicóloga, especialista na área, Cassiane Letícia Aléssio Destri. Trata-se de um grupo de 30 pessoas, que se reúne semanalmente, formado por fumantes que desejam largar o hábito.
De acordo com a psicóloga Cassiane, a primeira etapa do projeto se constituiu em ações relacionadas a como proceder para parar de fumar. A partir deste mês de setembro acontecerá um ciclo de palestras ministradas por profissionais das unidades básicas de saúde (nutricionista, enfermeiro, dentista e médico). Até agora, de acordo com a psicóloga, 10 pessoas, já pararam de fumar.
O projeto deverá encerrar em novembro, com formatura e diploma para os ex-fumantes, mas o acompanhamento será prolongando até que o participante se sinta totalmente livre do vício. Um novo grupo deverá ser formado posteriormente. O projeto, que será transformado em programa municipal, busca que o participante rejeite totalmente o cigarro através de apoio, orientação, prevenção e suporte às pessoas viciadas e suas famílias.
A seguir, a SMS lista os principais malefícios do uso do cigarro:
– É considerado uma doença pediátrica, quase 90% dos fumantes regulares começam a fumar antes dos 18 anos de idade.
– No Brasil, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre estudantes, é porta de entrada para o uso das drogas ilícitas.
– Os aditivos (sabores colocados no cigarro) são usados pelos fabricantes para potencializar os efeitos farmacológicos da nicotina, tornar o sabor das marcas mais palatável para os jovens aspirantes de fumantes, assim como mascarar o sabor e o desconforto imediato da fumaça.
– Estudos indicam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm uma maior probabilidade do que os adultos de desenvolverem dependência ao tabaco.
Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|
(49) 3647-9622 / (49) 9906-2127