Secretária municipal de Saúde de Palmitos comenta sobre realizações na área

Prestes a completar quase três anos frente à da Secretaria Municipal de Saúde, a secretária da pasta, Ana Cristina Sangalli Biasi, falou sobre algumas das principais realizações na área e sobre a atual situação da saúde no município. A secretária disse que, nos últimos anos, uma série de ações e procedimentos foram efetuados com o intuito de atender a demanda da gestão na área da saúde e que reverteram na qualificação de todo o sistema.

Dentre as principais ações, Ana cita a implantação das 12 horas de atendimento diário das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as implantações da 5ª equipe de Saúde da Família; da 3ª equipe de Saúde Bucal e da equipe do NASF, ampliação de CEO tipo I para CEO tipo II; criação do Ambulatório de Mama e a implantação da UBA.

Ainda em relação ao atendimento e a infraestrututa da secretaria, são citadas a informatização e climatização de ambientes de atendimentos aos pacientes; adesão ao consórcio CISAMERIOS para agilizar e facilitar o atendimento para a população a serviços especializados. A secretária lembra que ainda o município de Palmitos não possui lista de espera para exames de mamografia. A ampliação da lista de medicamentos do município para mais de 300 itens, fornecidos para a população.  A busca e conquista de recurso para a construção de unidade básica de saúde central também foi uma constante.

Capacitações

Além da participação em cursos, palestras e congressos para a constante atualização os profissionais da Secretaria de Saúde receberam importantes capacitações, entre elas, o curso de 400 horas para as Agentes Comunitárias de Saúde no ano de 2010; a Capacitação semestral para toda a equipe das unidades de saúde em parceria com a UDESC, SAMU, CAPS, CEO e o curso do introdutório para toda a equipe de saúde da família no ano de 2009, e agora, com início em 13 e 14 de setembro novamente, para os novos profissionais.

Novos veículos

Novos veículos foram adquiridos para a secretaria com o intuito de qualificar o atendimento. Entre as aquisições estão um veículo para a Vigilância Epidemiológica, outro para a Vigilância Sanitária, três carros para transporte de pacientes e uma ambulância. Também foi disponibilizado um transporte exclusivo para os pacientes que realizam tratamento de hemodiálise.

Grupo de Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a população o Grupo de Apoio para Tabagistas. O projeto é realizado todas as terças-feiras auditório da prefeitura municipal.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|