Resultados da Campanha “Outubro Rosa” em Palmitos

A campanha “Outubro Rosa” foi realizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmitos entre os dias 20 e 30 de outubro de 2012. As unidades de saúde e a rede feminina realizaram atendimento à população feminina, em horário diferenciado.

A enfermeira e responsável pelo programa Saúde da Mulher, Dinéia Cristiane de Aguiar explica que “o objetivo foi atender as mulheres da nossa comunidade que não haviam realizado ainda os seus exames.” O número de preventivos (citopatológicos) coletados nestes horários alternativos foram os seguintes: na Estratégia da Saúde da Família 01: 40 coletas, na Estratégia da Saúde da Família 02: 30 coletas. Estratégia da Saúde da Família 03: 20 coletas, Estratégia da Saúde da Família 04: 30 coletas, Estratégia da Saúde da Família 05: 39 coletas. O que totalizou 159 coletas. Ainda foram solicitadas 68 Mamografias para mulheres com mais de 35 anos, e história na família de mãe ou irmã com câncer de mama, e para mulheres acima de 40 anos, como rotina para prevenção do câncer.

Foram também realizadas 180 consultas de Enfermagem que resultaram em mais atendimentos, como direcionamento para cirurgias em geral da mulher, encaminhamento para psicóloga, assistente social, CAPS, grupo de Tabagismo e outros.

Enfim, foi realizado atendimento à mulher em toda a sua complexidade e totalidade, não somente preventivo de colo uterino e mamografias, “mas pensamos em atender a cada uma de acordo com suas necessidades” finaliza Dinéia.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella