Comissão para contenção de cheias do Rio Uruguai se reúne na Ilha Redonda

A Comissão que busca medidas para a redução de cheias do Rio Uruguai na região se reuniu, na última sexta-feira (23), no Balneário Ilha Redonda, para encaminhar ações e adquirir dados sobre as causas do expressivo aumento de enchentes nos últimos meses. A medida, que é proposta pela administração municipal de Palmitos, por meio da secretaria de Turismo e setor jurídico, ganhou mobilização e reuniu gestores de municípios vizinhos ribeirinhos ao Rio Uruguai, que também contabilizam grandes prejuízos com a ocorrência frequente de alagamentos.

Além da comissão, a reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito de Iraí, Mauro Poncio, diretor do Balneário Osvaldo Cruz, José Souza Neto, colunista do Jornal Folha Nativa, Celso Carvalho e o presidente do Clube Safira, Joarez Felchicher. Os participantes parabenizaram a iniciativa, citaram os prejuízos causados pelas últimas cheias no município gaúcho e solicitam sua inclusão no processo de estudo e mobilização. Segundo a secretária de Turismo, Márcia Rejâne Hirsch, municípios como Caibi e Mondaí, também querem se engajar na mobilização.

Comissão planeja primeiros encaminhados

A secretária Márcia, salienta que a partir dos dados levantados, a comissão concluiu, de maneira prévia, que um dos fatores que podem ocasionar as cheias são as operações das usinas hidrelétricas construídas no Rio Uruguai. Márcia salientou que a primeira medida a ser tomada é entrar em contato direto com o Diretor Geral da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó para receber esclarecimentos adequados sobre a forma de operação do reservatório da Usina, e as influências que as mesmas causam em períodos de cheia do Rio Uruguai.

"Na oportunidade será entregue um ofício assinado pela Comissão e Prefeitos dos municípios atingidos," explica Márcia. De acordo com ela, o documento conterá um breve relato referente às enchentes ocorridas nos últimos dois meses e, em anexo, um vídeo institucional com as imagens das potencialidades dos locais e outro vídeo com imagens das enchentes, desmoronamentos e corrosões de solo que atingiram, principalmente, esses municípios.

Conforme a secretária, os responsáveis pela Usina serão convidados, ainda, para participar de uma reunião em Palmitos para esclarecerem e atenderem os questionamentos dos presentes. "Devemos usar o benefício da informação e ter um canal aberto com os gestores do Consórcio para melhorar o monitoramento. A comissão tem também sugestões da criação de um canal aberto de comunicação, que servirá para o operador do sistema tomar decisões mais precisas e amenizar o que acontece em nossa região no período de muita chuva", finalizou a secretária Márcia.