Pipa de Vinho que abrigará Centro de Informações Turísticas é instalada da Praça

Capital Catarinense do Vinho Colonial, o município de Palmitos terá um símbolo à altura. Iniciou nesta quinta-feira (29), na Praça Carlos Culmey, a instalação da pipa de vinho (barril) que abrigará o Centro de Informações Turísticas. Além de ser mais um cartão postal do município, a estrutura de cerca de cinco metros de altura será voltada ao atendimento de visitantes com serviços e informações sobre os atrativos turísticos de Palmitos. Com a ação, a administração municipal de Palmitos, por meio da secretaria de Indústria, Comércio, Serviço e Turismo, investiu cerca de R$ 20 mil.

Na pipa serão instaladas salas de administração, de recepção, além de um ambiente de exposições e amostra de artesanatos e produtos coloniais de Palmitos. O barril é uma das estruturas que compõe o projeto do Centro de informações Turísticas. A ação contemplará ainda a reestruturação do espaço externo com construção de banheiros, fonte com jarros de barro, bancos, locais para descanso em um deque, com pergolados, onde posteriormente serão plantados pés de parreiras. "É uma ação estratégica para o fomento do turismo, sendo que, além de centro de informações, a própria estrutura será grande um atrativo turístico para o município" salienta a secretária Márcia Rejâne Hirsch.

Pipa de vinho tem mais de 30 anos

A pipa, instalada na Praça Carlos Culmey, possuía capacidade para alojar mais de 100 mil litros de vinho. O barril pertencia à família Picolli, tradicionais produtores de vinho da região de Videira (SC). Com mais de 30 anos, a estrutura foi fabricada em Caxias do Sul (RS) em tempos em que o vinho ainda era armazenado em ambientes de madeira.

Para servir como Centro de Informações Turísticas o interior da pipa foi planado e nas partes interna e externa será aplicado óleo de verniz para conservação. A secretária Márcia, salienta o cuidado para conservar a madeira do barril e mantê-lo com aparência rústica.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|