Rede pública municipal de Palmitos terá novo sistema de ensino

A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte implantará na rede educacional o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, maior corporação educacional e de tecnologia do país. As cinco escolas municipais passarão a contar, a partir do próximo ano letivo, com uma nova metodologia de ensino. Cerca de 900 alunos de 1º ao 9º ano serão beneficiados com a nova metodologia, composta por materiais didáticos integrados e por um Portal Educacional. Na última sexta-feira (7), o convênio que permite a implantação do processo educacional no município foi assinado pela administração municipal e a Editora Positivo.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil é constituído por um conjunto de elementos que formam uma estrutura organizada e integrada: uma coleção de livros didáticos, um portal educacional (www.portalaprendebrasil.com.br) – no qual professores e alunos podem explorar conteúdos pedagógicos especialmente desenvolvidos para cada faixa etária com a interatividade da internet – e assessoria pedagógica. De acordo com Lenemar, todo material é personalizado e adequado a realidade do município.

A secretária explica que, para que o trabalho seja eficiente, no início do ano letivo 2012, os professores e técnicos receberão formação por meio de cursos sistemáticos.  Diz ainda, que o objetivo da aquisição do Sistema de Ensino Aprende Brasil está na qualificação pedagógica do ensino municipal. Já o prefeito, Norberto Paulo Gonzatti, lembrou que o novo Sistema representa um avanço educacional. Segundo ele, é uma proposta que busca inovar e melhorar a educação do município, beneficiado gestores da rede, professores e principalmente os estudantes.

A Rede Municipal de Ensino de Palmitos conta atualmente com cinco Núcleos Educacionais municipais (NEMs): Ida Vidori, Aluíno Knapp, Avelino Alves Triches, Rudolpho Schreiner e Professor Francisco Fausto da Luz. São, ao todo, 900 alunos do Ensino Fundamental beneficiados pelo Sistema de Ensino. A secretária esclarece que a Educação Infantil no momento não está incluída no Sistema de Ensino implantado, por ser atendida pela equipe multidisciplinar da APAE, contratada nesse ano, com planejamento de expansão para alunos de jardim e pré-escolar a partir do ano que vem.

Processo de Ensino Aprendizagem

"O Processo de Ensino e de Aprendizagem é a base da Educação, é o responsável direto pelo sucesso escolar. Nesse caso, a metodologia de trabalho e o suporte dado a ela fazem a diferença no contexto educacional e social, tanto para o professor como também para o aluno," salienta a secretária Lenemar.

Lenemar diz que o sucesso escolar acontece pela dedicação profissional e estudantil, mas também pelo suporte que dado às escolas, na estrutura física, de material e profissional. "Assim, toda e qualquer melhoria realizada na escola é pensando no progresso da educação municipal," diz. Segundo a secretária, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino passaram por uma revitalização, permitindo maior investimento no processo de ensino e aprendizagem com a aquisição de um Sistema de Ensino.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|