Professores da rede municipal de Palmitos recebem palestra sobre abuso sexual infantil

Cento e oitenta profissionais da rede municipal de ensino de Palmitos participaram nesta quarta-feira (26), de uma palestra no auditório da prefeitura sobre abuso sexual infantil. Proferida pelo delegado de Polícia Civil da Comarca de Palmitos, Leandro Carlos Consolo, os professores receberam informações quanto às intervenções com amparo legal que devem ser efetuadas no caso de suspeita e como atuar como agentes de prevenção do abuso sexual de crianças.

Conforme a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Lenemar Lúcia Penso Fraporti, a iniciativa se deu pela preocupação com o número alarmante de crianças incluídas no quadro de abuso sexual no município, sendo que a maioria está inserida na rede municipal de ensino.  De acordo com a secretária, apenas na Polícia Civil de Palmitos, é registrado um caso de abuso sexual infantil por mês. "A palestra levou informações sobre como proceder nos casos de suspeita sempre se baseando e com o amparo da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente," diz.

Os profissionais também receberam informações sobre como agir em casos de bullying na relação entre aluno e professor. "É uma situação comum nas escolas e, na maior parte dos casos, professores que sofrem de agressões verbais dos alunos, e vice-versa, desconhecem a maneira mais adequada de denunciar e que também existe ação da Justiça nestas ocorrências," diz Lenemar.

Além dos professores, também participaram da atividade profissionais dos departamentos de Cultura e Esporte do município. A palestra foi uma iniciativa da secretaria de Educação, Cultura e Esporte com o apoio da Delegacia de Polícia Civil de Palmitos e da assistente social do Fórum da Comarca de Palmitos, Iolete de Jesus.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|