Palmitos adere a campanha internacional contra o diabetes

O município de Palmitos está participando da campanha sobre o Dia Mundial do Diabetes que, neste ano, será no dia 14 de novembro. A secretaria municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) aderiu à ação se unindo a cidades de todo mundo com o intuito de chamar a atenção da comunidade para a prevenção da doença. Na sexta-feira (11), a equipe do NASF realizará um evento em frente à Praça Carlos Culmey, com atividades físicas, informativos e aparelhos de HGT para exames de glicemia. Até lá, serão realizadas ações de disseminação de informações para ajudar a controlar e prevenir o diabetes no município.

As atividades do dia 11 serão realizadas no turno da manhã e iniciarão com caminhada em frente à Igreja Católica até a Praça Carlos Culmey. Além dos exames gratuitos, serão realizadas aulas de alongamentos, acompanhados por educadores físicos, como uma forma de destacar a importância da atividade física na prevenção e qualidade de vida do diabético.

Outra iniciativa do NASF é a divulgação da iluminação noturna da fachada da prefeitura de Palmitos, já que o azul é a cor símbolo do dia Mundial do Diabetes. "A campanha propõe aos participantes, que iluminem de azul algum monumento do município a fim de chamar a atenção da comunidade para a prevenção da doença," explica a farmacêutica do NASF Ana Cristina Sangalli Biasi. As imagens e as informações das atividades desenvolvidas por Palmitos estão disponíveis no site http://www.diamundialdodiabetes.org.br/.

"A campanha de Palmitos quer alertar à comunidade para a importância da prevenção e controle do diabetes e suas complicações," diz Ana.  De acordo com ela, o intuito desta ação, a primeira de grande divulgação do NASF, é mostrar ainda o impacto da doença e as ações da secretaria municipal de Saúde que favorecem e possibilitam aos diabéticos viverem mais e melhor, com orientações de profissionais sobre as formas de tratamento adequado e o acompanhamento do paciente, o que ajuda na redução das complicações crônicas da doença.

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, e a data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. No Brasil a campanha é coordenada pela Sociedade Brasileira de Diabéticos (SBD).

De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo, e a estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões. No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa mais de seis milhões de pessoas com a doença. Em Palmitos estão cadastrados 384 diabéticos, destes dois sao da faixa etária de 0 a 14 anos e 382 acima de 15 anos.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|