Secretaria de Saúde de Palmitos faz campanha para vacinação contra febre amarela

A secretaria municipal de Saúde de Palmitos lançou a Campanha Municipal contra a Febre Amarela. A iniciativa busca conscientizar sobre ações de prevenção e convocar a população que não está em dia com a vacina contra a doença. No sábado, dia 19 de novembro, acontecerá o dia D, quando profissionais de saúde vacinarão das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas nos postos de Saúde do centro e do Bairro. A vacina é disponibilizada gratuitamente durante todo o ano e é indicada para pessoas acima de 9 meses de idade, quem nunca tomou a vacina ou tomou a última dose há mais de dez anos.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, que pode levar a morte e causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Apresenta duas formas de expressão, a urbana e a silvestre.

Assim como a dengue a febre amarela tem sintomas pouco específicos, como febre, mal estar e vômitos, mas se não tratada pode levar à morte por hemorragia, alerta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Franciole M. B. Mallmann.  De acordo com ela, a região de Palmitos é área de risco devido alta incidência do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Últimos casos

Em 1966 foram registrados nove casos autóctones de febre amarela silvestre no estado de Santa Catarina, sendo a maioria na região Oeste, nos municípios de  Anchieta, Chapecó, Maravilha, Mondaí, Palma Sola, Piratuba e Quilombo. Os útimos casos registrados na regiao Sul do Brasil foram em 2009, sendo os quatro no Rio Grande do Sul, ocasionando uma morte.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|