Atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes são desenvolvidas em Palmitos

Profissionais da área da saúde, pessoas com diabetes e comunidade palmitense participaram, na manhã desta sexta-feira (11), de atividades referentes ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). A ação, coordenada pela secretaria municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), buscou conscientizar a população sobre a importância da prevenção e cuidados com a doença. Dados da secretaria municipal de Saúde de Palmitos mostram que existem no município, hoje, 384 diabéticos cadastrados.  Destes, dois são da faixa etária de 0 a 14 anos e 382 acima de 15 anos.

Ações na Praça Carlos Culmey no dia 11

As atividades iniciaram com uma caminhada da igreja São Judas Tadeu até a Praça, com o intuito de reforçar a importância da atividade física no controle do Diabetes. Também foram promovidas atividades físicas acompanhadas por profissionais. As ações também integraram palestras educativas e informativas sobre a doença, estímulo à adoção de uma alimentação saudável, exames da glicemia, avaliação nutricional e verificação da pressão arterial.

Palmitos adere a Campanha Mundial

A Campanha sobre o Diabetes de Palmitos é integrada a ações de conscientização em várias cidades do Brasil e do mundo. As atividades desenvolvidas em Palmitos são divulgadas por meio do site http://www.diamundialdodiabetes.org.br/. A ACIP/CDL de Palmitos também incorporou a iniciativa e incentivou seus associados a decorar suas fachadas com círculos na cor azul, símbolo mundial da campanha. A equipe do NASF também está utilizando a iluminação noturna em tons de azul do prédio da prefeitura como forma de propagar internacionalmente a campanha de Palmitos.

Dia Mundial do Diabetes

Celebrado em 14 de novembro e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|